Há 12 anos, as Empresas Randon inauguravam em Farroupilha, RS, um campo de provas para suportar o desenvolvimento de seus produtos. De olho em uma carência crônica do mercado nacional e latino-americano, o que começou com algumas pistas se transformou no Centro Tecnológico Randon, um local cuidadosamente estruturado para oferecer serviços completos de validação automotiva para toda a indústria: desde montadoras de veículos (automóveis, vans, caminhões, ônibus e máquinas agrícolas) até grandes sistemistas do setor e outros segmentos industriais. De acordo com César Augusto Ferreira, diretor de inovação e tecnologia de produto das Empresas Randon e diretor responsável pelo CTR, todo o espaço foi inspirado na lógica de controle, sigilo e segurança oferecida nos campos de provas mais avançados do mundo. “Implementamos em nosso centro tecnológico as melhores práticas observadas em locais com tradição nesse segmento”. Além das pistas, o cliente pode fazer uso de uma estrutura de apoio completa com mais de 2.200 m2 incluindo salas privativas, garagens exclusivas, área de oficina e posto de combustível. “Quem procurar o CTR terá em um só lugar a possibilidade de realizar o desenvolvimento completo do seu trabalho, desde a avaliação virtual, concepção dos protótipos, até os testes de validação e homologação do produto para aplicação final”, conhecido como conceito one stop shop, explica Ferreira. Neste modelo, o local fornece serviços completos utilizando um time que conta com mais de 75 profissionais altamente qualificados e capacitados desde a área de cálculo estrutural, simulações virtuais, engenheiros de testes, técnicos em instrumentação, mecânicos e pilotos. Com mais de 50 milhões de reais investidos nos últimos três anos, o CTR passou a ser um dos principais complexos de testes para a indústria da mobilidade de todo Hemisfério Sul. O local ganhou espaço destinado para ensaios dinâmicos (VDA – vehicle dynamics area) com 53 mil metros quadrados e área principal com raio de 75 metros, focado em testes de desenvolvimento e homologação de sistemas de controle de estabilidade e segurança ativa (ADAS). A estrutura dispõe ainda da maior pista de baixo atrito da América Latina, com 300 metros de comprimento e 6 metros de largura, composta por placas de basalto polido com um sistema de irrigação do pavimento.
Nos seus mais de 90 hectares, o espaço conta com mais de 20 tipos de pistas para testes de ruído de passagem, rampas, performance de pneus, coast down e cooling. Para durabilidade os pavimentos especiais e off-road permitem representar as vias mais severas do país. Além das pistas, o CTR possui um laboratório estrutural com tecnologia de ponta para validação de componentes e sistemas automotivos e industriais. Atento às mudanças de legislação, o Centro Tecnológico possui acreditação para testes funcionais e ruído perante órgãos certificadores e Inmetro. Destaque para a recente certificação internacional de suas duas pistas de ruídos de passagem, para ensaios de medição acústica, homologadas de acordo com padrões globais e capacitadas para emitir laudos e relatórios em conformidade com as atualizações de legislação. Com sua estrutura renovada e equipe qualificada, o CTR posiciona-se como um grande centro independente para prestação de serviços especializados de engenharia para toda indústria. E tem, ainda, como diz Ferreira, o especial diferencial gaúcho: a hospitalidade.