São Paulo – A ArcelorMittal adquiriu a CSP, Companhia Siderúrgica do Pecém, por US$ 2,2 bilhões. Localizada em São Gonçalo do Amarante, no Ceará, a usina, que possuía participações da Vale e das sul-coreanas Posco e Dongkuk Steel, produz placas de aço desde 2016, opera um alto-forno com capacidade para 3 milhões de toneladas e fica a dez quilômetros do porto de Pecém. Conta, também, com incentivos fiscais.
Segundo comunicado a ArcelorMittal, com a aquisição, que ainda precisa ser aprovada pelo CADE, amplia sua posição no mercado brasileiro, abre espaço para investimentos planejados por outras empresas para criar um hub de eletricidade limpa e de hidrogênio verde em Pecém, adiciona 3 milhões de toneladas à sua capacidade de produção e permite novas expansões. As sinergias identificadas somam US$ 50 milhões.
“A CSP produz placas de alta qualidade e é competitiva em termos de custo, garantindo que seus produtos sejam competitivos internamente e para exportação”, afirmou, em nota, o CEO Aditya Mittal. “No curto prazo, continuaremos a abastecer a base de clientes existente da CSP nas Américas do Norte e do Sul. Entretanto, o potencial e as opções que ela oferece no médio e no longo prazo são o que torna esta aquisição tão empolgante.”