São Paulo – No ano passado a Marcopolo produziu 14 mil 725 ônibus, 31,1% a mais do que em 2021, sendo 86,6% dessas unidades fabricadas no Brasil e o restante, no Exterior. O desempenho refletiu no balanço da companhia que, passado o período mais crítico da pandemia, obteve resultado recorde com a reabertura do mercado e o reaquecimento da demanda. Em 2022 o lucro líquido foi R$ 436,8 milhões, avanço de 21,9% frente aos doze meses anteriores, e margem líquida de 8,1%.
A receita líquida consolidada, de R$ 5,4 bilhões, foi 54,8% superior à obtida em 2021, sendo que 67,1% do faturamento foi gerado pela venda de carrocerias e 25,3% da venda de unidades da marca Volare. Do total R$ 3,1 bilhões se deveram ao desempenho no mercado doméstico, o que correspondeu a 58,7% do total. Os outros R$ 2,2 bilhões, ou 41,3%, foram gerados por exportações e por negócios em outros países.
O lucro bruto cresceu 132,9% com relação a 2021 e chegou a R$ 829,5 milhões, o que representou 15,3% da receita líquida. Com R$ 385,6 milhões o EBITDA registrou margem de 7,1%.
De acordo com a companhia contribuíram para o resultado os lançamentos da Geração 8 de ônibus rodoviários e do modelo 100% elétrico da Marcopolo, o Attivi. As exportações cresceram 13,9% no ano passado, com 2 mil 117 unidades, número que segundo a encarroçadora só não foi maior por ter sido limitado pelo cenário político e econômico de importantes mercados da América do Sul.