AutoData - Chery Celer: sem olhos puxados nem sotaque chinês.
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14/05/2015

Chery Celer: sem olhos puxados nem sotaque chinês.

O primeiro automóvel chinês produzido em terras brasileiras finalmente saiu do papel. As 72 concessionárias Chery já têm em seu estoque unidades do Celer nacional, que desde fevereiro sai das linhas de montagem da fábrica de Jacareí, SP, em carrocerias hatch e sedã com cerca de 35% de conteúdo local.

São mais de vinte fornecedores locais – empresas multinacionais, como Basf, Bosch, Delphi, HVCC, Petronas, Pilkington, Pirelli etc. –, número que deverá crescer até o fim do ano, quando a Chery projeta chegar a 50% de conteúdo local no seu veículo de estreia. Em dois anos a meta é superar os 60%.

O Celer nacional recebeu alterações com relação ao modelo importado da China desde 2013, tanto em design quanto mecânica. A começar pelo motor Acteco 1,5 litro flex, com 16V e que agora alcança 113 cv graças à calibração feita em parceria com a Delphi para adaptação ao mercado local. Suspensão e sistema de freio também foram tropicalizados, visando aproximar o carro mais ao gosto do consumidor brasileiro.

A frente ganhou novos para-choques e mudanças na grade frontal em ambas as carrocerias. A traseira do sedã tem alterações nos desenho das lanternas, agora em LED – assim como no hatch –, e na tampa do porta-malas.

Os dois modelos tiveram ainda o painel de instrumentos totalmente redesenhado.

Essas mudanças dão traços de ineditismo ao Celer jacareiense, que ainda traz novo sistema de ar-condicionado, mais preparado para enfrentar as altas temperaturas do Brasil. Por isso Roger Peng, presidente da Chery do Brasil, trata o modelo como novo dentro do portfólio da marca: “O Celer é o primeiro veículo sem olhos puxados ou sotaque chinês. É inteiramente brasileiro”.

Segundo Luciano Resner, da área de qualidade, houve especial atenção com relação à qualidade e segurança do veículo. Além dos obrigatórios ABS e air bag, a carroceria dos modelos usa aço de alta densidade. Os crash-testes feitos internamente preveem nota de três a quatro estrelas nas avaliações do Latin NCap.

Outra diferença com relação à estratégia anterior da Chery foi oferecer item opcional, o rádio I-Connect, que traz TV digital e bluetooh por R$ 1,8 mil, e duas versões para ambas as carrocerias – antes o modelo era completo de série.

O Celer, de qualquer forma, ainda sai da fábrica com um bom pacote de itens. Ar-condicionado, sensor de estacionamento e trio elétrico são de série por R$ 39 mil no modelo hatch e R$ 40 mil no sedã. A versão Act traz ainda rodas de liga-leve de 15 polegadas, faróis de neblina e alarme antifurto por R$ 41 mil no hatch e R$ 42 mil no sedã.

Desde o lançamento, em 2013, foram comercializados em torno de 2 mil Celer no mercado nacional. A edição brasileira deverá, apenas neste ano, quintuplicar o volume de vendas, de acordo com Filipe Pereira, da área de vendas. “Por esse preço e com esse pacote de opcionais, 10 mil unidades é uma projeção até conservadora.”

Quem comemora são os concessionários, que ganharão em volume. A rede, que chegou a ter 110 casas, foi reduzida para 72 pontos de vendas – mais cinco serão abertos até o fim do ano. O objetivo, segundo o vice-presidente Luis Curi, é aumentar as fatias do bolo para aqueles que investiram antes – bolo, agora, com tempero brasileiro.


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