Mesmo ainda longe de sair do papel, a Jac Motors anunciou na terça-feira, 14, que pretende produzir um novo SUV compacto, que será batizado T3, em sua futura fábrica de Camaçari, na Bahia.
A revelação foi feita por Sérgio Habib, presidente da montadora e do Grupo SHC. “Será uma derivação do modelo compacto que produziremos no País e que também sairá da fábrica. Antes, porém, vamos vender o modelo no Brasil, importado da China.”
O anúncio da fábrica ocorreu no fim de 2011. Após algumas idas e vindas por conta do regime automotivo e do Inovar-Auto a pedra fundamental foi assentada em novembro de 2012. E de lá para cá, ainda que em outubro de 2013 a Jac tenha anunciado fechamento de contrato com sete fornecedores locais, nada além da terraplanagem aconteceu. Durante o Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro de 2014, Habib condicionou a obra a liberação de empréstimo do Governo da Bahia e consequente reabilitação ao Inovar-Auto, o que assegurou que ocorreria até novembro. Ali a previsão de início de produção era o primeiro semestre de 2016, e agora foi mais uma vez adiada para “final de 2016 ou começo de 2017”.
O empresário se diz “feliz com o atraso”, ao considerar que “inaugurar uma fábrica em um momento de baixa de mercado e dólar em alto significaria prejuízo garantido”.
Habib revelou à Agência AutoData que pretende também produzir um derivado de outro SUV da Jac Motors, o T5, em Camaçari. Com isso planeja comercializar aqui os dois modelos, T5 e T3, utilizando-se da cota de importação a que teria direito como futura fabricante, de metade da capacidade da fábrica, benefício estendido aos modelos J2 e J3 hatch e sedã, de mesma plataforma daquelas que seriam produzidas localmente.
O cronograma de Habib prevê a chegada do T5 importado em dezembro em versão manual e maio de 2016 em automática. O T3 está previsto para três meses depois – o modelo será apresentado mundialmente no Salão de Xangai, nos próximos dias.
Assim a cota de importação do Inovar-Auto da Jac Motors, de 4,8 mil unidades/ano, ficaria apenas para a van T8, para o sedã J5, que terá nova geração apresentada ainda este mês, e para o SUV T6, lançado na terça-feira, 14.
TAMANHA X PREÇO – O T6, segundo define Habib, é um SUV “do tamanho de um Kia Sportage ou um Hyundai Ix35 pelo preço de um Ford EcoSport”. O modelo será oferecido a partir de R$ 70 mil. Kit multimídia que espelha smartphones Android e iOS em tela no console central e câmera de ré levam o valor a R$ 75,7 mil. Há ainda opção intermediária, que acrescenta barras no teto, frisos e retrovisores rebatíveis eletricamente a R$ 72 mil.
O modelo tem previsão de vendas de 3,6 mil unidades em 2015, o que, pelos cálculos do presidente da Jac, representará 1% do mercado total de SUVs no País neste ano. 90% das vendas estarão concentradas na versão mais cara, deixando 5% para cada uma das demais.
As três oferecem o mesmo powertrain: motor 2.0 VVT 16V flex com 155 cv na gasolina e 160 cv no etanol, câmbio manual de cinco marchas e tração 4×2. Versão automática pode chegar no ano que vem, “dependendo das cotas”, segundo Habib. Opção de 4×4 está definitivamente afastada dos planos: “No Brasil não há neve e tração 4×4 só é necessária na neve. Sim, no País há lama, mas quem coloca seu carro na lama? Ninguém”.
São itens de série do T6 volante eletricamente assistido, ar-condicionado, sensor de estacionamento, faróis de neblina, volante com comandos e revestido em couro e outros. A garantia, como em outros modelos da Jac Motors, é de 6 anos.
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