A produção de veículos cresceu 9,6% no México no primeiro trimestre deste ano. Segundo dados divulgados pela Amia, associação equivalente à Anfavea naquele país, saíram das linhas de montagem mexicanas 849 mil veículos no período ante 774,7 mil um ano antes.
Assim o México se consolida à frente do Brasil em termos de produção. Por aqui, no mesmo período, foram fabricados 663,1 mil veículos, queda de 16,2% na comparação anual.
Portanto o volume produzido no México de janeiro a março deste ano superou em 21,9% o número de veículos que deixaram as linhas de montagem brasileiras.
Somente em março as fabricantes instaladas no México produziram 299,8 mil unidades, avanço de 8,1% em relação ao mesmo mês de 2014.
MERCADO – As vendas de veículos no México apresentaram avanço de 22% durante o primeiro trimestre. Foram comercializadas 306,1 mil unidades no período ante 251,1 mil de janeiro a março de 2014.
Ainda segundo a Amia somente em março foram emplacados 104,9 mil veículos no México, volume 22,4% maior do que o verificado no mesmo mês do ano passado, quando foram vendidas 85,6 mil unidades.
Por marcas a Nissan liderou as vendas no mês passado naquele país ao comercializar 28,5 mil veículos, alta de 29,5% ante o mesmo mês do ano anterior. A General Motors e a Volkswagen praticamente dividem a segunda colocação, com 15 mil 853 mil e 15 mil 850 unidades, respectivamente.
A montadora de origem estadunidense apresentou crescimento de 27,4% em relação a março de 2014, enquanto a fabricante alemã teve números 9% mais altos na mesma comparação.
FORD – De acordo com informações divulgadas pela publicação estadunidense Just-Auto a Ford anunciará investimento de US$ 2,5 bilhões no México na próxima sexta-feira, 17.
Segundo a publicação metade do aporte a montadora será destinado à ampliação da unidade instalada no Estado de Chihuahua do Norte, onde a empresa montará dois novos motores a diesel. A outra parte seria aplicada em fábrica de transmissões no Estado de Guanajuato.
O mesmo Estado deve receber uma fábrica da Toyota, de acordo com informações da mesma publicação. A unidade teria capacidade produtiva anual de 200 mil unidades e criaria cerca de 2,4 mil empregos diretos.
Notícias Relacionadas
Últimas notícias