As duas únicas fabricantes de caminhão presentes na 20ª Fenatran, que fechou as portas na sexta-feira, 13, representam apenas 12% do mercado. Essa é a soma de participação da Volvo, quarta mais vendida no acumulado de janeiro a outubro com 11,6%, com a Daf, oitava colocada no ranking com 0,6% de market share.
A Volvo até o ano passado era a terceira do ranking, mas a queda de 55% nas vendas de janeiro a outubro, com relação ao mesmo período de 2014, fez com que a Ford, que caiu 26,2% – abaixo da média de 45% do mercado –, tomasse a posição.
A Daf apresenta crescimento de 66,7%, embora com baixo volume – foram 350 caminhões produzidos em Ponta Grossa, PR, vendidos. A companhia duas posições, porém: passou a Agrale, agora nona do ranking com 231 licenciamentos, queda de 36,7%, e a International, que comercializou apenas 58 caminhões no período, queda de 94%, e suspendeu temporariamente as atividades em sua fábrica de Canoas, RS.
A MAN segue na liderança, com 16,7 mil caminhões licenciados, queda de 43,6%, mas é seguida de perto pela Mercedes-Benz, com 16,4 mil licenciamentos, retração de 43,8%.
Chassis de ônibus – A Mercedes-Benz lidera o segmento com mais da metade das vendas no acumulado de janeiro a outubro: 50,2%, ou 7,3 mil unidades. Seu desempenho, 30% inferior ao de igual período do ano passado, foi melhor que o do mercado em geral, que caiu 36%.
A MAN ficou com a vice-liderança, com 21,4% de participação, seguida pela Agrale, que teve 13,8% de market share.
A Iveco, quarta colocada, apresenta desempenho distinto do mercado: suas vendas cresceram 98,3%, para 1 mil 53 unidades, fazendo com que a companhia superasse as suecas Volvo e Scania no ranking.
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