É nos preços, e na diversidade de opções de versões, que a banda Citroën do Grupo PSA Peugeot Citroën confia para garantir longa vida à carreira do novo Aircross, apresentado na manhã da terça-feira, 24, e que estará nas concessionárias já neste fim de semana. O Aircross já cumpre, no Brasil, carreira de pouco mais de cinco anos, com venda superior a 50 mil unidades.
Paulo Solti, diretor geral da Citroën no Brasil, não arrisca palpite para o desempenho do novo carro ao longo de 2016. Alegou o contexto difícil que o País vive e preferiu não fazer uso de bola de cristal. Mas confia, para Citroën, o mesmo índice de participação deste ano, 1,3%. Ou seja: ele, assim como o presidente do grupo na América Latina, Carlos Gomes, são extremamente conservadores em suas projeções – qualquer resultado positivo fora da estabilidade atual será motivo de alegria.
O carro ficou mais atraente, mais imponente, particularmente na dianteira, com grade e para-choque renovados – e graças ao futurista conjunto ótico aliado à luz de presença em LED, uma assinatura Citroën.
Para as cinco versões os motores são 1.5, com 89 cv e 93 cv a gasolina e a álcool, e 1.6, 115 cv e 122 cv na mesma relação.
Tudo começa com as versões Start e Live, que substituem suas correspondentes do modelo C3 Picasso. A Start 1.5 manual custa R$ 49 mil 990, a Live 1.5 manual R$ 53 mil 990 e a 1.6 Live automática R$ 58 mil 990. São versões dotadas de razoável dosagem de mimos tecnológicos e de conforto, mas o que as distingue à primeira vista é a ausência do estepe grudado na porta traseira.
Para essas duas versões, consideradas de entrada mas não menos charmosas, executivos da Citroën avaliam coisa de 30% iniciais no mix geral das cinco versões. Mas correndo o risco de chegar a 40% – se isto acontecer não apanhará nem marketing, nem vendas e nem a infraestrutura industrial da companhia de pires na mão: estão todos prontos para fazer crescer o mix de produção.
As outras duas versões ascendem nos preços e nas ofertas de inspiração tecnológica e de conforto – e de status. O Aircross 1.6 Feel manual custa R$ 58 mil 990, o 1.6 Feel automático R$ 63 mil 290 e o 1.6 Shine automático R$ 69 mil 290.
O que transcende dessa arquitetura financeira é que os preços foram mantidos, assim como os três anos de garantia sem limite de quilometragem e as revisões a preços fixos.
Conceito – Créative Technologie é a linha conceitual adotada para os atuais veículos Citroën, inclusive os Aircross. Joga com a ideia de ser, simplesmente, mais em tudo: em estilo, em tecnologia, em conforto, em economia, seus pontos de apoio e de partida diante da realidade da competição de mercado.
Além desse óbvio esforço para compreender a alma e por encantar os clientes outro ponto de apoio no qual creem executivos Citroën para o sucesso da carreira dos novos Aircross são os resultados de pesquisas que indicam, para o modelo, índice de 40% de fidelização.
Carlos Gomes não perdeu oportunidade de falar sobre os resultados do Grupo e sobre sua crença, largamente compartilhada, de que nestes tempos de hoje importa, mesmo, a rentabilidade. Citou os resultados do primeiro semestre: € 28,9 bilhões de receita, 6,9% a mais do que no mesmo período do ano passado, e € 2,8 bilhões de margem líquida.
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