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10/07/2017

CargoX cresce no rastro do agronegócio

Por Bruno de Oliveira

- 10/07/2017

A transportadora CargoX, uma plataforma que conecta fretes a pequenos transportadores, chegou neste mês com uma base de 250 mil caminhoneiros cadastrados, mais do que o dobro do que ela tinha em janeiro, por volta de 100 mil. O volume representa um quarto dos autônomos do País e, segundo a empresa, o crescimento das empresas de logística com modelo de negócio baseado em tecnologia, chamadas de LogTech, se deu por causa do pico de demanda por transporte de setores importantes como agronegócio e varejo.

Com isso, 75% do seu faturamento têm como origem os negócios fechados com empresas do tamanho de Ambev, Votorantim, Nestlé e Whirlpool. De acordo com Eduardo Nicola, diretor de tecnologia, estes clientes realizam uma espécie de licitação para contratar transportadoras para atuarem em rotas onde há as transportadoras contratadas não conseguem atender: “Conseguimos vencer algumas concorrências que buscam menor preço. Nosso modelo de negócio e a disponibilidade dos caminhões cadastrados na plataforma representam uma vantagem competitiva na disputa com transportadores tradicionais”.

O executivo foi contratado em março deste ano em função do crescimento pelo qual passou a empresa e das metas que ela traça para os próximos meses. Uma delas é reforçar estratégia comercial em setores como o agronegócio e o varejo, os dois que tem maior participação na receita da companhia.

Outra frente, segundo Nicola, é aumentar mensalmente em 20% o número de fretistas autônomos: “A partir daí, buscar novas oportunidades de negócio em estados onde a agricultura é a principal atividade econômica. No começo do ano, a empresa anunciou expansão de suas atividades no Mato Grosso, por exemplo, região de plantio de grãos”.

O que acontece na CargoX é uma movimentação comum hoje no setor de transportes: muitas estão migrando seu serviços para ferramentas na internet, enquanto outras surgem no mercado com uma oferta digital, como foi o caso da Sontra, que deu origem ao que hoje é a CargoX, e outras como a TruckPad.

O sucesso é tamanho, que de 2016 para cá, a companhia conquistou investimentos diretos de empresas interessadas em seu modelo de negócio. Ela recebeu R$ 35 milhões em aportes. Seus principais investidores são os fundos de investimentos Goldman Sachs e Valor Capital Group, Oscar Salazar, fundador da Uber, e outros nomes do mercado de transporte.