Bruxelas, Bélgica – Nos últimos cinco anos o número de ônibus elétricos na Europa subiu de cerca de duzentos para 2,2 mil veículos, de acordo com um relatório da Busworld. A Solaris, com sede na Polônia, alega ser o maior fornecedor europeu de ônibus elétricos, com cerca de oitocentas unidade em circulação em 72 cidades, incluindo noventa em Berlim, Alemanha, 250 em Milão, Itália, e 130 em Varsóvia, Polônia. Segundo a empresa 47% dos ônibus construídos são movidos por um sistema de propulsão alternativo.
Desde 2005 a belga Van Hool produziu 130 ônibus com células a combustível de hidrogênio, para atender a pedidos de cidades como Colônia e Wuppertal, Alemanha, e a empresa holandesa QBuzz, dentre outras, na Holanda. Uma grande quantidade de ônibus biarticulados Van Hool Exqui.City foi entregue em Trondheim, na Noruega.
A empresa possui fábricas na Macedônia, com capacidade anual de 1 mil ônibus – a produção em 2019 será de novecentas unidades – e está construindo uma unidade em Morristown, Tennessee, para atender o estadunidense a partir de 2022.
Enquanto isso, quase quinhentos ônibus VDL elétricos estão em serviço em 11 países. Juntos, eles viajam em média 75 mil quilômetros por dia, resultando em uma redução de setenta toneladas diárias de CO2.
* colaboração para a Agência Autodata
Foto: Divulgação.
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