São Paulo – A Mercedes-Benz deu sequência ao plano de renovação de seu portfólio de SUVs com a chegada do GLB 200, modelo com capacidade para transportar até sete pessoas. A Launch Edition, versão especial de lançamento, aparecerá nos próximos dias na rede de concessionárias por R$ 299,9 mil, equipada com motor 1.3 turbo e câmbio automático de sete velocidades, com dupla embreagem.
Produzido na fábrica de Aguascalientes, México, o GLB 200 terá futuramente uma gama maior de versões – possivelmente até uma AMG. Ele é o quarto SUV da ofensiva anunciada no ano passado pelo CEO da divisão de automóveis e vans, Holger Marquardt: restam ainda o GLS e o novo GLA.
“Um a cada três Mercedes-Benz vendido no Brasil é SUV”, disse o executivo em transmissão online de apresentação do novo modelo. “Batalharemos para buscar a liderança. Havia uma expectativa muito grande por um SUV de sete lugares e, com ele, poderemos ampliar nossa participação de mercado.”
Segundo a Anfavea foram vendidos 5 mil 47 automóveis Mercedes-Benz de janeiro a setembro, volume 31,2% inferior ao do mesmo período do ano passado. Neste mês a marca foi superada pela Volvo no segmento premium e ocupa a terceira posição: a BMW lidera com mais de 8,6 mil veículos vendidos.
A perspectiva de poder trazer modelos sem imposto de importação por meio do acordo comercial bilateral com o México anima Marquardt, que percebe uma recuperação do segmento premium em ritmo superior ao imaginado. O que, segundo ele, provoca algumas dúvidas com relação ao futuro: “Ainda não estamos no novo normal do segmento”.
A companhia discute com a matriz possível novo modelo para ser produzido em Iracemápolis, SP, fábrica que opera desde 2015: “Estamos analisando, existem alguns estudos. Mas depende muito da economia”.
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