Resende, RJ – A Volkswagen Caminhões e Ônibus investiu R$ 500 milhões para expandir, promover melhorias e produzir os caminhões extrapesados Meteor e a nova versão do Constellation na fábrica de Resende, RJ. A linha de montagem da cabine é nova, assim como a área onde está instalada, e o processo é 100% automatizado: segundo o diretor de engenharia Felipe Nogueira foram adquiridos 37 robôs com a expansão.
Outra novidade é o uso de AGVs, robôs que transportam a cabine dentro da unidade: "Antes o processo era feito por meio de um trilho mecânico. Agora trilhos eletrônicos e os AGVs fazem o transporte da cabine depois de montada. Esse é um avanço tecnológico da nossa operação, que até então usava esse tipo de robô apenas para o transporte de componentes".
Os robôs levam as cabines montadas para área de acabamento, também dentro da nova área, onde elas começam a ganhar forma e recebem componentes como painel, bancos, espelhos retrovisores e outros itens. Toda a operação é monitorada por um sistema de rastreamento, que permite saber em que ponto da linha de produção a cabine está e quanto tempo ainda resta para ser finalizada, assim como eventuais problemas que podem surgir.
A manufatura e a linha de montagem também avançaram na parte de integração digital, compartilhando uma base de dados única, o que, segundo Nogueira, melhorou os processos.
A cabine e o chassi são montados na linha 2 de produção, que já estava instalada na fábrica, mas passou por alterações para produzir o novo caminhão extrapesado, Meteor, que compartilha o espaço com o novo Constellation 33.460 e com os ônibus. A área de pintura também passou por ajustes e a de logística foi ampliada para comportar a armazenagem de componentes importados.
Para garantir o sucesso dessa nova parte da operação a companhia fez todo o trabalho com o uso da tecnologia 3D, aperfeiçoando os processos até iniciar a produção.
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