São Paulo — A DAF ampliou seu portfólio com a nova versão do caminhão rígido CF, com motor Paccar GR-7 6.7 litros e potência de 280 e 300 cv, dependendo da calibração. O caminhão, produzido em Ponta Grossa, PR, será vendido nas configurações 6×2 e 8×2 e chegará nas revendas durante a primeira semana de fevereiro, de acordo com Lance Walters, presidente da empresa no Brasil, que participou do evento online de lançamento, na terça-feira, 18: "As primeiras entregas estão previstas para o mês de março".
O motor que equipa o CF ainda é Euro 5 e faz sua estreia no País, mas segundo a DAF ele já foi desenvolvido para atender as normas do Euro 6 com pequenos ajustes a partir do ano que vem. Esses ajustes já estão sendo desenvolvidos pela montadora para que, em 2023, o modelo siga atendendo todas as normas de emissão de poluentes.
Vendido nas configurações 6×2 e 8×2, com duas opções de motor e câmbio sempre automatizado da ZF de 12 marchas, o CF GR-7 oferece três opções de cabine: Day, Sleeper e Space, sendo a última a mais espaçosa da categoria, segundo a montadora. O tanque de combustível é novo e tem capacidade para 650 litros, com opção de um adicional.
Para conquistar espaço no segmento semipesado, que responde por 25% das vendas no País, segundo a DAF, a aposta é na robustez do veículo, aliada a conforto, tecnologia e baixo consumo de combustível.
Com a ampliação do portfólio a expectativa para o ano é de aumentar em mais de 20% as vendas na comparação com 2021, quando a empresa comercializou 5,6 mil unidades, seu recorde de vendas no País, com alta de 46,2% sobre 2020. Com um novo modelo sendo produzido na fábrica o quadro de funcionários também deverá aumentar em torno de 20% ao longo do ano:
"Com maior frota circulante também vamos ampliar nossa rede, que já cobre todo o Brasil, com pontos estratégicos. Encerramos 2021 com 52 unidades e a projeção é de terminar 2022 com 60 revendas", disse Luis Gambim, diretor comercial da DAF no Brasil.
Foto: Divulgação.