São Paulo – Após consolidar sua liderança no mercado brasileiro de baterias, tanto na reposição como no fornecimento direto a montadoras, a Moura, de Belo Jardim, PE, está ampliando sua presença internacional por meio de exportações para mais de vinte países atualmente e produção local na Argentina, onde já lidera o mercado doméstico e é, também, a maior fabricante de baterias.
Segundo a gerente de exportações Eugênia Montes as vendas no Exterior representam 15% do faturamento da empresa e a ambição é elevar este porcentual ampliando a participação em mercados onde a Moura já opera, principalmente na América Latina e para Angola, na África.
A empresa já vende suas baterias em onze mercados sul-americanos e os cinco maiores compradores atualmente são, pela ordem, Argentina, Uruguai, Paraguai, Venezuela e Guiana. Na América Central e Caribe são atendidos mais seis países, incluindo Cuba.
No estande da Moura na Automec – maior feira do aftermarket automotivo da América Latina, realizada de 25 a 29 de abril no São Paulo Expo – a executiva disse que tem recebido muitos estrangeiros interessados em fazer negócios: “São de muitos países, a Automec é realmente um evento internacional”.
Aprovação das montadoras
Eugênia Montes, que antes de assumir sua atual posição na Moura cuidava do fornecimento direto OEM, avaliou que o avanço da empresa nos últimos anos está diretamente ligado ao aprimoramento da eficiência e qualidade de seus produtos, o que tornou viável sua presença como equipamento original de 55% dos veículos produzidos no Mercosul – Argentina, Brasil e Uruguai.
Hoje mais de quinze fabricantes de veículos e motos no Brasil e na Argentina compram baterias da Moura, incluindo os maiores da região: Stellantis, Volkswagen e General Motors.
“Temos polos de produção modernos que são referência mundial, tanto no Brasil como na Argentina”, afirmou Eugênia Montes. “Oferecemos na região da América Latina a melhor equação de confiabilidade e durabilidade: 80% dos consumidores brasileiros lembram do nome Moura quando o assunto é bateria automotiva. Portanto temos a convicção de dispor dos produtos certos para aumentar e consolidar nossa presença em mercados externos.”
A Moura localizou na Argentina sua primeira – e até agora única – fábrica fora do Brasil. A unidade começou a operar em 2012 e há dois anos foram investidos US$ 5 milhões pra expandir e modernizar as linhas de produção, que hoje têm nível de automação e processos parecidos com os utilizados pela empresa em sua sede no Agreste de Pernambuco. Com a expansão a Moura tornou-se a maior produtora de baterias da Argentina.