São Paulo – O México superou nos últimos meses a Argentina como principal destino de exportações de veículos brasileiros. Com 32% do total de exportações de janeiro a setembro o país da América do Norte ficou à frente, também, de mercados que vinham em ascensão como Chile e Colômbia, que enfrentam retração com relação ao ano passado.
Segundo a Amia, associação que representa as fabricantes instaladas no México, foram comercializados 975,8 mil veículos de janeiro a setembro, crescimento de 25% sobre os primeiros nove meses do ano passado. Deste volume em torno de 103 mil unidades foram produzidas no Brasil, que está longe de ser a principal origem das importações: como demonstrou a AMDA, representante do setor de distribuição de veículos mexicano, no Congresso Latino-americano de Negócios do Setor Automotivo, China e Estados Unidos estão à frente.
Curiosamente, alguns modelos produzidos no Brasil são fornecidos ao México por outros mercados, segundo a Agência AutoData levantou a partir de dados fornecidos pela Amia. O exemplo mais gritante é o Chevrolet Onix, um dos mais vendidos do mercado brasileiro: em torno de 9 mil unidades entraram no México importadas da China em vez de Gravataí, RS. O Volkswagen Virtus, produzido em São Bernardo do Campo, SP, não vai para lá: os mexicanos andam com o modelo produzido na Índia. O Toyota Yaris, produzido em Sorocaba, SP, vendido no México é importado da Tailândia.
Seriam modelos que ajudariam a turbinar o volume de exportações brasileiras, mas que, por decisões globais, acabam sendo importados de mercados mais distantes. Cabe lembrar que o México possui acordos comerciais bilaterais com diversos países – incluindo o Brasil, com quem mantém livre comércio.
Os mais vendidos
Dentre os modelos brasileiros mais vendidos no mercado mexicano estão três da Renault e três da Volkswagen, que dominam o Top 10 de vendas. Até setembro o brasileiro exportado mais vendido foi o Renault Kwid: o hatch produzido em São José dos Pinhais, PR, somou 14,6 mil vendas.
A Volkswagen Saveiro, picape fabricada na unidade de Taubaté, SP, somou 12,7 mil unidades exportadas para e vendidas no mercado mexicano. A atual geração do Chevrolet Tracker, produzida desde 2020 na fábrica da General Motors em São Caetano do Sul, SP, ficou na terceira posição do ranking, com 9 mil unidades comercializadas.
A Hyundai aparece pela primeira vez no ranking na quarta posição, com o modelo HB20 S, que sai das linhas de produção da fábrica de Piracicaba, SP, e registrou 6 mil vendas no ano. Na quinta posição aparece o segundo modelo da Renault, o sedã Logan, com 4,1 mil unidades comercializadas no México.
O Honda City sedã, produzido em Sumaré, SP, ficou na sexta colocação com 4,1 mil unidades, e o Pulse, da Fiat, garantiu a sétima colocação com 4 mil.
Veja abaixo o ranking completo:
Renault Kwid – 14,6 mil
Volkswagen Saveiro – 12,7 mil
Chevrolet Tracker – 9 mil
HB20 sedã – 6 mil
Renault Logan – 4,1 mil
Honda City sedã – 4,1 mil
Fiat Pulse – 4 mil
Volkswagen Nivus – 3,9 mil
Volkswagen T-Cross – 3 mil
Renault Oroch – 2,7 mil