São Paulo — “Continuaremos investindo muito na América do Sul para que o negócio siga crescendo”, assegurou Eric Steinbecher, presidente para o aftermarket automotivo da Schaeffler Américas, em entrevista exclusiva a AutoData. E um dos aportes será realizado em um novo centro de desenvolvimento em Sorocaba, SP, mesma cidade em que está sua fábrica da América do Sul.
“Precisamos de mais espaço, então lançaremos no próximo ano um novo centro de distribuição”, disse o executivo. Mas ideia não será apenas armazenar caixas até que sejam entregues. A aposta gira em torno de ampliar as vendas por meio de kits, tanto que o CD seguirá o conceito de AKO, aftermarket kitting operation, que significa local para distribuição dos kits de pós-vendas.
“Trata-se de um conceito global. A ideia é oferecer mais soluções ao mecânico. Teremos um espaço com várias funcionalidades em que desenvolveremos soluções de reparo. Em vez de vendermos só um rolamento, um retentor ou uma embreagem comercializaremos uma caixa com tudo.”
Sobre o investimento Steinbecher afirmou que ainda não tinha o aporte definido, mas que poderia fornecer comparativo com um CD na América do Norte, nos mesmos moldes, em foram investidos quase € 20 milhões em infraestrutura: “Eu acredito que será mesma faixa de valor, mas estamos no meio do projeto, por isso não consigo precisar”.
O vice-presidente sênior para o aftermarket automotivo da Schaeffler América do Sul, Rubens Campos, contou que o centro de distribuição atual, em Sorocaba, onde trabalham cem funcionários, é totalmente terceirizado, e que ainda não foi decidido se continuará assim ou se a estrutura será verticalizada.
O novo espaço deverá ser locado, diferentemente dos Estados Unidos, onde foi construído edifício do zero. Mas o investimento se justifica também pela aquisição de novos equipamentos e pela tecnologia eletrônica, além da maior metragem.
A fábrica da mesma cidade, onde trabalham cerca de 3 mil profissionais, também receberá investimento: “Aumentaremos as capacidades, contrataremos profissionais, compraremos novas máquinas, expandiremos o P&D e lançaremos produtos”.
Schaeffler poderá concentrar produção de embreagens no Brasil
De olho na transição para a eletrificação, Steinbecher relatou que na Alemanha a companhia já produz peças para a manutenção de carros elétricos e híbridos. E que, ao mesmo tempo em que alguns desses itens, no caso dos híbridos, já estão vindo para o continente americano, o momento traz oportunidade também de transferência de produção, principalmente de embreagens, o que poderá ocorrer no médio e longo prazo, com a concentração da produção no Brasil.
Um exemplo é a embreagem do utilitário da Mercedes-Benz Sprinter, que hoje é produzida na Alemanha: havendo essa transferência ela passará a ser fabricada em Sorocaba.
Sobre as tendências para o segmento de reposição Eric Steinbecher disse que o grupo está apostando alto no desenvolvimento de novas tecnologias em mobilidade, “e um dos objetivos é trazer essas novas tecnologias ao aftermarket. Não só em produtos mas em treinamento técnicos para os mecânicos e novas soluções de reparo”.