São Paulo – A ZF começou a fornecer componentes, de forma seriada, para o Attivi, ônibus elétrico da Marcopolo. Como o E-comp, compressor desenvolvido exclusivamente para veículos elétricos fabricado na Alemanha, e os amortecedores Air Spring, vindos da Argentina, também utilizados em veículos a combustão.
Segundo a ZF os produtos passaram por testes de validação e de calibrações exclusivas para aplicação no novo ônibus, que tem 13 m 25 de comprimento, capacidade total para 89 passageiros e autonomia de cerca de 250 quilômetros.
Sílvio Furtado, vice-presidente de soluções para veículos comerciais e tecnologia industrial na ZF América do Sul, assinalou que as perspectivas de volume de fornecimento destes produtos são positivas, baseadas em políticas de incentivo à mobilidade sustentável e à redução da emissão de poluentes adotadas por prefeituras.
Em São Paulo a meta é que, até 2028, todos os ônibus da cidade sejam elétricos, e em capitais como Rio de Janeiro, RJ, Belo Horizonte, MG, Curitiba, PR, e Florianópolis, SC, também há planos de expansão de frotas destes veículos. A expectativa, de acordo com Furtado, é que a produção dedicada para o Attivi supere cem unidades por ano.