Mercedes-Benz busca exportar o seu eO500U para países do Hemisfério Sul
São Bernardo do Campo, SP – De olho na licitação da Transantiago, sistema de transporte de passageiros da Capital do Chile, a Mercedes-Benz enviará nas próximas semanas um chassi elétrico eO500U para ser testado no país. México e Indonésia também receberão, mais à frente, unidades para testes, segundo Sérgio Magalhães, diretor geral de ônibus da Mercedes-Benz para a América Latina.
Todo o Hemisfério Sul é alvo para a Mercedes-Benz, que apresentou o eO500U na última BusWorld, feira dedicada ao setor de ônibus realizada em Bruxelas, Bélgica. Como na parte Sul do globo é mais comum o modelo de produção nacional, de chassis e carrocerias separados, estes mercados podem comprar o modelo elétrico produzido em São Bernardo do Campo, SP. A fábrica hoje envia chassis, com motor diesel, para mais de quarenta países.
Outros países da América do Sul, que já integraram ônibus elétricos ao seu sistema, também são candidatos. Magalhães citou Uruguai, Peru e Colômbia. Mas nestes mercados, além de especificações diferentes, existe a forte concorrência dos modelos chineses, que já estão dominando as vendas.
Disse Magalhães, embora sem citar a capacidade produtiva, que a fábrica tem condições de atender a todos os pedidos, mesmo com o avanço que os ônibus elétricos deverão ter no mercado brasileiro nos próximos meses, sobretudo com as encomendas de 2,4 mil unidades que São Paulo pretende fazer até o fim do ano que vem.