São Paulo – A Marcopolo anunciou na quarta-feira, 6, o investimento de R$ 50 milhões para fabricar seu ônibus 100% elétrico, o Attivi Integral, em sua planta de São Mateus, ES. O modelo possui capacidade para oitenta passageiros, autonomia de até 280 quilômetros e tempo de carga de até quatro horas.
Em São Mateus a empresa conta com 2 mil colaboradores e, com o início da produção de veículos elétricos, a companhia deve ampliar o quadro de funcionários em até 20%. De dezesseis veículos por dia a capacidade de produção subirá para 26 veículos por dia com o Attivi
O anúncio foi feito em reunião no Palácio Anchieta com o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, que afirmou que o Estado iniciará a compra de cinquenta veículos elétricos para iniciar transição do Sistema Transcol. Ele lembrou que a atual frota já conta com quatro ônibus a bateria, que passaram pela fase de testes e o uso foi aprovado pelos usuários. A expectativa é a de que os novos veículos sejam entregues em setembro de 2024.
No fim deste ano a Marcopolo terá produzido 130 unidades do Attivi Integral, com demonstrações em Curitiba, PR, Porto Alegre, RS, Goiânia, GO, Salvador, BA, e Angra dos Reis, RJ. No plano de descarbonização da companhia já são cerca de setecentos ônibus elétricos e híbridos desenvolvidos com chassis de parceiros, que circulam em diversos países, como Colômbia, Chile, Argentina e Austrália, além do Brasil.