São Paulo – A partir deste mês a Scania passou a oferecer modelos fora de estrada para todos os caminhões que utilizam o trem de força Super, que promete redução de até 8% no consumo de combustível. No ano passado, quando a gama foi lançada, vieram algumas aplicações off-road e, agora, estão contempladas as que faltavam, principalmente dedicadas à mineração.
A nova linha XT Super traz nova caixa de transmissão Heavy Planetary, mais robusta, freios CRB, de liberação de compressão, que chegaram com o Super em 2022, mais auxiliar hidráulico Scania Retarder de série, opções de eixos e bogies para diversas especificações.
Além disso o aumento dos intervalos de manutenção é maior e, segundo a montadora, há novas soluções de serviços com o Scania PRO e maior segurança na operação com o Scania Zone, que permite controlar a velocidade da frota por meio de cercas virtuais.
Marcelo Gallao, diretor de desenvolvimento de negócios da Scania Operações Comerciais Brasil, ressaltou que a montadora tem tradição no segmento fora de estrada, ao citar os primeiros 8×4, em 1999, e 10×4, em 2007, do mercado, e afirmar que a empresa ofereceu a primeira linha 100% off-road com a chegada do Euro 5, em 2011 e 2012.
Com a nova caixa de câmbio de modelos G25CH e G33CH, com carcaça produzida em alumínio, Gallao garantiu que o peso do caminhão é reduzido em até 80 quilos se comparado à sua geração anterior: “Estamos lançando as linhas que proporcionarão a maior produtividade do mercado com o menor custo por tonelada produzida”.