Fabricante lançou novas versões das famílias de caminhões Actros, Arocs e Atego
São Bernardo do Campo, SP – A Mercedes-Benz abriu já em janeiro a temporada de lançamentos de caminhões no Brasil em 2024, após um ano de encolha, sem novidades e de baixa nas vendas. Os primeiros novos caminhões, já à venda nas concessionárias, são versões inéditas das linhas Actros, Arocs e Atego.
“Teremos muitas novidades em 2024, todas para atender a pedidos de nossos clientes”, endossou Jefferson Ferrarez, novo vice-presidente de vendas, marketing, peças e serviços para caminhões da Mercedes-Benz do Brasil, que este ano sucede a Roberto Leoncini. “Nosso novo portfólio demonstra que continuamos ouvindo os clientes para apresentar soluções e que a Mercedes-Benz não para de investir em seu negócio.”
Novos Actros e Arocs
No topo do portfólio de produtos a Mercedes-Benz lança uma versão de seu extrapesado rodoviário, o cavalo mecânico Actros 2553 6×2, com o mais potente de seus motores produzidos no Brasil, o OM 471, de 530 cv. O objetivo é oferecer mais uma opção para os segmentos de transporte de grãos, químicos e cargas frigorificadas.
A nova versão agora vem de fábrica calçada com pneus Michelin, quinta-roda reforçada, tacógrafo digital, geladeira e Fleet Board, o módulo de conexão e rastreamento da Mercedes-Benz.
A linha de pesados fora-de-estrada Arocs ganha uma novidade importante este ano: a versão 3353 cavalo mecânico 6×4, também equipada com o motor de 530 cv, para puxar carretas em composições de até 91 toneladas de PBT, peso bruto total. Lançado em 2021 e focado no segmento de mineração em configuração de chassi rígido, agora o Arocs também vai servir ao agronegócio, em operações off-road para transporte de cana-de-açúcar e de madeira.
Segundo Ferrarez o primeiro cliente da versão cavalo mecânico do Arocs é a Raízen, que encomendou cinquenta unidades e já começou as receber as primeiras para abastecer de cana suas usinas de açúcar e etanol. As entregas devem prosseguir até março.
Família Atego com cara de Actros ou Arocs
A linha Atego, de caminhões médios e semipesados, também ganhou novas versões, com configurações e visual diferentes a depender da aplicação para distribuição de mercadorias: transporte rodoviário ou operações fora-de-estrada.
Com nova grade, faróis redesenhados e para-choque em termoplástico as novas versões ganharam a mesma identidade visual dos caminhões extrapesados da marca: os modelos rodoviárias ficaram com a cara do Actros e os fora-de-estrada adotaram a feição do Arocs.
As versões do Atego para uso fora-de-estrada, como em canteiros de obras da construção civil, são equipadas com o “pacote robustez”, que dentre outros itens inclui para-choque com ângulo de entrada mais elevado e proteção dos faróis com treliça de metal. Caso queira o cliente também pode incorporar o mesmo pacote em versões rodoviárias do Atego que são utilizadas em operações mistas, tanto em rodovias pavimentadas como estradas de terra.
Adicionalmente também estão sendo lançados novos Atego vocacionais, o 1729 para coleta de lixo, em composições para levar 15 m3 ou 19 m3, e o 1733 para corpo de bombeiros, ambos com 17,1 toneladas de PBT e equipados de série com câmbio automático Allison.
Ferrarez justificou os lançamentos para aumentar a flexibilidade da linha Atego, que tem na sua vasta gama de opções o principal argumento de vendas. A Mercedes-Benz projeta que até o fim deste ano deverá somar 180 mil caminhões Atego produzidos desde o lançamento da família, há vinte anos, em 2004.