São Paulo – A Librelato investiu R$ 15 milhões na modernização de sua unidade de Criciúma, SC, inaugurada em 2010. Os recursos foram empregados na aquisição de maquinário para a digitalização de processos, a fim de otimizá-los, e na introdução de robotização em determinados pontos da linha de produção, que também foi ampliada, de olho no aumento da demanda por implementos rodoviários.
Os aportes incluíram, ainda, melhorias em estações de tratamento de efluentes líquidos e de água. Instalada em área construída de 20 mil m² a fábrica de Criciúma possui capacidade de produção média de trinta implementos por dia, para aplicações de carga aberta, incluindo a linha de graneleiros e de porta-contêineres.
Desde 2022 a unidade opera com a maior célula robotizada de soldagem de chassi da América Latina, segundo a Librelato, o que permite a conclusão da soldagem de um implemento em 30 minutos. A aquisição da solda, por R$ 12 milhões, deu início à promoção do avanço à indústria 4.0 na unidade, que emprega em torno de quinhentos profissionais.