São Paulo — A Toyota programa para dezembro de 2024 o início da produção de seu novo produto, um SUV compacto com motor híbrido flex, que deverá ser o Yaris Cross. Segundo seu presidente para o Brasil, Rafael Chang, todos os novos modelos Toyota terão pelo menos uma versão eletrificada:
“Acho importante lembrar que nosso índice de eletrificação está aumentando, porque não é futuro, é presente”, afirmou durante sua apresentação no Congresso AutoData Perspectivas 2024, organizado em 21 e 22 de novembro no Espaço Fit Eventos, em São Paulo. “Para nós, mais do que uma nova tecnologia pois existe uma real redução de carbono.”
A companhia projeta para o ano que vem crescimento sustentável, em um mercado de 2,3 milhões de unidades “ou um pouco mais”. As três fábricas no Estado de São Paulo, em Sorocaba, Indaiatuba e Porto Feliz, estão a todo vapor, com produção de 200 mil unidades ao ano, operando em suas capacidades máximas, patamar que deve ser mantido no ano que vem.
No Brasil a Toyota oscila de 8% a 10% de participação de mercado, com a preocupação de atender ao cliente e ser sustentável no futuro: “O share é consequência”.
A meta de Chang é manter, também de forma sustentável, 12% de participação de mercado na América Latina. As exportações vão bem: cerca de 40% do que é produzido no Brasil são enviados para 22 países.
Mais investimentos
Chang esteve há um mês no Japão para discutir com a matriz os novos planos de investimento para o Brasil, até 2030. Mas nem mesmo parte do motor híbrido flex que hoje equipa versões Corolla e Corolla Cross deverá ser nacionalizada. A razão é sempre a escala.
Agora, com o novo compacto hibrído flex, a Toyota quer ganhar escala no mercado interno e externo: “No processo de eletrificação temos de colocar na discussão a rede de fornecedores, porque são parte fundamental na indústria e no apoio às montadoras. Vemos com bons olhos a chegada de mais veículos industrializados e junto com a chegada de outras marcas concorrentes. Isso tudo vira escala”.
A montadora também faz estudos para tornar realidade um inédito modelo PHEV, híbrido flex plug-in, sem fornecer pormenores, contudo, de em que carro estrearia esta nova tecnologia.
Da mesma forma Chang admite estar estudando a continuidade ou não da linha Yaris, já em fim de ciclo, para o mercado brasileiro. Ou seja: 2024 será um ano de importantes decisões para manter a Toyota como protagonista no setor automotivo.