Testes realizados por operadores logísticos demonstraram a eficiência no transporte urbano e geraram o primeiro negócio da Ford Pro para suas vans 100% elétricas
São Paulo – Após um período de doze meses rodando em operações de clientes do setor logístico e de e-commerce no Brasil, na Argentina e no Chile a Ford decidiu importar a E-Transit nas versões furgão e uma inédita chassi-cabine. E o test drive em condições reais de utilização gerou o primeiro negócio, com encomenda de trezentas unidades da versão furgão por um cliente brasileiro. Importadas da Europa serão entregues até o fim de março.
“Foram onze veículos em operações no Brasil, na Argentina e no Chile em um programa piloto com frotistas de médio porte. Depois de 60 mil quilômetros rodados e um acompanhamento em tempo real por meio da conectividade embarcada nesses produtos tivemos o pedido de trezentas unidades”, contou Guilherme Lastra, diretor de veículos comerciais da Ford para a América do Sul, sem revelar, no entanto, qual é o cliente.
Mesmo tendo o preço por unidade quase duas vezes o de uma Transit com motor a combustão algumas vantagens em operações urbanas e até em cidades próximas chamaram a atenção dos clientes, segundo Lastra: “O custo operacional das versões elétricas é 40% menor e, com garantia de até oito anos para itens como a bateria, o investimento faz sentido para alguns clientes que, como nós, têm como objetivo produtividade e retorno financeiro”.
A conectividade é um dos pilares da Ford Pro, divisão responsável pelas operações de veículos comerciais na região. Por meio de arquitetura eletrônica integrada com a engenharia, com os protocolos de manutenção e a área de pós-venda a Ford Pro é capaz de gerar informação em tempo real da Transit para entregar aos clientes conhecimento que propiciam redução do custo operacional — “E esta estrutura já está incorporada na solução Ford Pro sem qualquer custo adicional”.
Esta capacidade de gerar dados para melhorar sua utilização e a qualidade do produto — cuja opção com motor a combustão é líder na Europa e cuja versão eletrificada é a mais vendida do seu segmento no mercado estadunidense — tem trazido bons resultados também no Brasil.
Segundo a Ford no ano passado houve crescimento de 60% dos negócios com este produto, passando de 3,2 mil unidades vendidas em 2022 para 5,2 mil, incluindo além das versões da Transit homologadas para transporte de carga seca, baú, plataforma, ambulância, escolar e, também, a picape Ranger para operações comerciais, como utilização em empresas de mineração e forças de segurança.
Sem apresentar uma projeção de volume para 2024, nem objetivos de market share, a Ford Pro planeja, segundo Lastra, “continuar crescendo, incorporando mais novidades ao nosso portfólio de produtos e serviços”.
E-Transit Chassi
A versão chassi-cabine eletrificada será a primeira dessa categoria comercializada no País. A Ford E-Transit terá, desta forma, duas versões: a furgão e a chassi, ambas equipadas com motor elétrico de 198 kW, ou 269 cv, e torque de 430 Nm.
A Ford informa que além do torque instantâneo da propulsão elétrica outros diferenciais são a tração traseira e a maior capacidade volumétrica da categoria, de até 15 m3 no furgão e de até 21 m3 na chassi. Mais uma vantagem que a Ford pretende explorar é a autonomia de 317 quilômetros pelo ciclo WLTP. Na prática, segundo os testes em operação real, dependendo da carga transportada a autonomia pode chegar a 270 quilômetros.
A bateria de lítio de 68 kWh pode ser carregada tanto em corrente contínua, de até 115 kW, em 35 minutos, como em corrente alternada, de até 11,5 kW, em oito horas, usando conector do tipo 2, segundo a importadora.
A Ford também aposta em itens de segurança ativa na E-Transit como as tecnologias semiautônomas que reduzem o risco de colisões, o sistema de frenagem autônoma, controle de tração e estabilidade AdvanceTrac e câmara 360°. A importadora afirma que as versões eletrificadas são as únicas do mercado com três modos de condução: normal, econômico e escorregadio.
A E-Transit Chassi terá versões com PBT de 3,5 e 4,2 toneladas e capacidade de carga de 1, 3 mil a 2,1 mil kg. São três versões do furgão com carga volumétricas diferentes: L2H2, com 9,5 m3, L2H3, com 10,7 m3 , L3H3, com 12,4 m3 , e L4H3, com 15 m3. Elas têm PBT de 3,5 toneladas com capacidade variando de 800 a 1 mil kg.
O preço, tanto do furgão como da versão chassi eletrificadas, é o mesmo: a partir de R$ 542 mil