Com poucas mudanças visuais e acabamento minimalista os dois SUVs das marcas Range Rover e Discovery chegam para brigar pelo consumidor do segmento de luxo
“Nossa produção é ajustada à demanda de mercado e esperamos, este ano, atingir o resultado de 2 mil unidades negociadas, considerando os dois modelos. O Discovery Sport, pela proposta que atende mais os anseios das famílias, deve ter uma performance de 1,2 mil unidades. E o Range Rover Evoque um produto mais caro e para um público mais jovem, 800 unidades”, disse Paulo Manzano, diretor da JLR.
Os dois modelos receberam discretas atualizações visuais no exterior, como novas grades frontais com formato específico utilizados em todos os produtos das duas novas marcas, rodas com desenhos exclusivos e pormenores como os faróis superfinos em premium led do Range Rover Evoque e um para-choque com entradas de ar laterais em formado de garras no Discovery Sport.
O interior deles é muito parecido e destaca-se o minimalismo, ou um design mais limpo, sem a presença de botões no console frontal ou entre os bancos. Ali, há apenas a alavanca da transmissão automática de nove velocidades como uma peça de decoração, espaço para objetos e um alçapão para carregar o smartphone por indução ou pelas entradas USB-C.
Eles são montados na fábrica da JLR em Itatiaia, RJ, e recebem praticamente todos os seus itens importados do Reino Unido. A carroceria já vem pintada da unidade da JLR em Liverpool. Quando prontos, além da identidade visual externa, eles se diferenciam pelo interior mais espaçoso no Discovery Sport, que não tem o teto rebaixado, marca registrada do Range Rover Evoque. Outros pormenores, como os botões de acionamento dos vidros na parte superior da porta no Discovery Sport e posicionados no apoio de braços no Range Rover Evoque e o acabamento dos volantes, pouca coisa diferente, podem passar despercebidos pelos clientes.
Os dois também compartilham uma tela curva de 11,4 polegadas bem posicionada no console central, de fácil acesso tanto ao motorista quanto ao passageiro. Esse sistema integra praticamente todos os comandos do veículo, desde as diversas configurações de condução, o sistema de infoentretenimento, os ajustes do ar-condicionado, dentre outras funções. Batizado pelas marcas como Pivi Pro 2 ele é capaz de atualizar as mais diversas configurações pelo software over the air, ou conexão sem fio com a nuvem de dados das marcas.
Como todo modelo de luxo esses dois SUVs oferecem conteúdos de série tanto de segurança ativa quanto passiva, como bolsas de airbag nas posições de motorista e passageiros e sistemas de condução semiautônoma – aceleração, frenagem e controle de faixas.
O Range Rover Evoque, um produto direcionado para um público do segmento de luxo mais jovem oferece apenas uma opção de motorização na versão Dynamic HSE, a P250 turbo flex de 250 cavalos de potência. Já está recebendo pedidos ao preço de R$ 471 mil 950.
Já o Discovery Sport oferece duas opções de motorização: a mesma P250 turbo flex por R$ 434 mil 490 e uma opção diesel, a D 200 com sistema híbrido leve e bateria de íon-lítio de 48V pelo preço de R$ 466 mil 490.
Dirigindo as duas versões de São Paulo a Itatiaia e também num percurso por estradas de terra e obstáculos off road leves, entre as divisas dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro, foi possível verificar que esses SUVs oferecem desempenho, segurança e conforto no asfalto e na terra. Os clientes capazes de possuírem um Range Rover de entrada ou um Discovery na versão Sport terão à disposição produtos montados no Brasil com ótimo desempenho e qualidade.