Esportivo possui o motor V8 mais potente de sua história e uma série de novas tecnologias para acompanhar o avanço do mercado
Tatuí, SP – Chega às concessionárias Ford, com poucos meses de diferença dos Estados Unidos, a sétima geração do esportivo Mustang. Em versão única, com a quarta geração do motor Coyote 5.0 V8 de 488cv, é ofertado por R$ 529 mil. E este Mustang tem participação da engenharia brasileira em seu desenvolvimento.
Além de colaborar com a recalibração do motor para rodar com a gasolina disponível no Brasil, misturada com 27% de etanol – o que, segundo Ariane Campos, supervisora de engenharia da Ford América do Sul, explica o hiato entre o lançamento nos Estados Unidos e o brasileiro – uma nova tecnologia do Mustang, presente globalmente, contou com o auxílio de engenheiros brasileiros: o sistema Remote Rev.
O sistema permite que o carro seja ligado por meio da chave e acelere o veículo parado, para ouvir o ronco do motor. “É uma tecnologia para mostrar para os outros e chamar um pouco de atenção”.
O novo Mustang
Acoplado ao motor Coyote V8 está um câmbio automático de dez marchas. Juntos oferecem uma série de modos de condução, sendo possível configurar desde o barulho do escapamento até o comportamento da suspensão. Também é possível salvar uma série de modos de condução exclusivos, combinando as configurações disponíveis.
Outra tecnologia é o sistema de leitura de buracos na via, que ao detectar um buraco adapta a suspensão para que internamente os impactos sejam menores. Isso acontece por meio do fluido usado, que aumenta ou diminui a sua viscosidade, dependendo do buraco. Esse sistema poderá ser usado em outros modelos Ford vendidos no Brasil, considerando que o asfalto não é um orgulho nacional e que a tecnologia poderá ajudar bastante os motoristas locais, segundo a engenheira.
A lista de itens de série do novo Ford Mustang ainda oferece diversos itens de segurança, como piloto automático adaptativo com função stop e go, alerta de colisão com detecção de pedestres, frenagem autônoma de emergência à frente e de ré, farol alto automático, alerta de tráfego cruzado, leitor de placas de velocidade, câmara de ré, sete airbags, monitoramento de ponto cego, assistente de manobras evasivas e sensor de estacionamento traseiro.
Mercado
Dennis Rossini, gerente de marketing da Ford, disse que o plano de vendas para o Mustang segue o mesmo. A Ford surfa sozinha a onda dos muscle cars no Brasil: o Mustang é o único da categoria, pois o Chevrolet Camaro, seu concorrente direto, está em sua última versão vendida globalmente e com unidades limitadas:
“O Mustang será vendido em todas as 110 concessionárias que temos no Brasil, que também farão a sua manutenção básica. Para casos mais complexos de manutenção temos cinquenta lojas especializadas para prestar todo o atendimento necessário para os clientes”.
Inicialmente a Ford importará cerca de duzentas unidades, com a pré-venda iniciada na segunda-feira, 25, e as primeiras entregas devem acontecer em junho. Ao longo do ano, conforme a demanda avançar, a companhia manterá importações mensais.
Mudanças visuais
O desenho da sétima geração foi atualizado, deixando o modelo mais forte e encorpado, segundo Andrea Sagiorato, designer especializada no desenvolvimento de cores e acabamento da Ford. Na dianteira o modelo possui novo conjunto óptico, nova grade frontal, novo para-choque e novo capô com saídas de ar em nova posição.
Na traseira destaque para o novo spoiler, para-choque e novas lanternas divididas em três partes com sistema sequencial quando a seta é acionada, sistema que não estava presente na sexta geração.
Internamente o veículo também ficou mais moderno com a adoção de duas grandes telas digitais, uma para o quadro de instrumentos e outra para o sistema multimídia, de 12,4 e 13,2 polegadas, respectivamente. Outra novidade é o ar-condicionado digital e automático que agora é controlado pela central de infotainment, com botões digitais fixados na tela, reduzindo o número de botões.
O sistema de conectividade é o SYNC 4, que oferece GPS nativo e espelhamento para smartphones sem o uso de cabos.