São Paulo – O BNDES aprovou financiamento de R$ 84,6 milhões para a Tembici investir em seu plano de inovação de micromobilidade compartilhada urbana de 2024 a 2026. O aporte será injetado em P&D, para promover o aprimoramento de bicicletas elétricas e estações de recarga por ela desenvolvidas.
Os recursos também serão empregados em melhorias na experiência do usuário a partir da otimização de funcionalidades com o novo software e aplicativo de compartilhamento de bicicletas, no aperfeiçoamento da infraestrutura digital e de processamento de dados na nuvem.
Trata-se da segunda liberação de recursos do BNDES para a Tembici. O primeiro permitiu o estabelecimento do Tembici Labs, centro de P&D que desenvolveu modelos de bicicletas que percorrem velocidade de até 25 km/h e que são opção para deslocamentos de até 10 quilômetros de distância. O empréstimo propiciou ainda o fortalecimento da cadeia de fornecedores locais e o crescimento da nacionalização de insumos para a produção.
De acordo com o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, o investimento em mobilidade sustentável é uma das missões da Nova Indústria Brasil: “Nesta operação, além de promover a locomoção sem emissão de CO2, estamos financiando a inovação, fator fundamental para o desenvolvimento e estruturante para colocar o Brasil no caminho da neoindustrialização”.