100% desenvolvido no Brasil tem tração elétrica e pode operar por dezesseis horas seguidas
São Paulo – Uma das grandes atrações da Fenatran 2024 é 100% desenvolvida no Brasil, não é bem um caminhão comum e, embora esteja pela primeira vez aos olhos do público, já opera há quatro anos na fábrica da Randoncorp em Caxias do Sul, RS. Um dos destaques do estande da companhia, o AT4T, ei tí for tí, é um conceito de veículo autônomo, elétrico, que consegue acoplar e movimentar implementos rodoviários.
Desde 2019, segundo relatou Joel Boaretto, diretor de ciência e tecnologia do Instituto Hercílio Randon, que apoia a inovação e desenvolve soluções para a mobilidade, o AT4T trabalha no pátio do estoque da Randon, estacionando as carretas. São três unidades em operação, todas protótipos, dotadas de sensores, câmeras e LiDAR, que mede e detecta objetos ao redor com pulsos de luz.
“O que fizemos foi juntar todos esses sensores e instalar no veículo, usado a nossa experiência para deixá-lo funcional”, disse Boaretto, acrescentando que em torno de trezentas pessoas trabalharam no projeto. “Não são só engenheiros, temos pessoas de diversas formações contribuindo com os projetos do instituto”.
Motor elétrico, o e-Sys, sistema de tração auxiliar elétrico desenvolvido pela Suspensys, empresa que faz parte do grupo, e baterias compõem o sistema que movimenta o veículo. Elas garantem dezesseis horas de operação, neste protótipo, e podem ser recarregadas em duas horas.
A vantagem com relação a caminhões elétricos apresentados na feira é, principalmente, a ausência de motorista, que permite a operação se estender por longos prazos. E adentrar em locais perigosos sem colocar em risco vidas humanas.
Segundo Boaretto a intenção é operar em locais de acesso restrito, como pátios logísticos, armazém de carga, terminais portuários e aeroportos ou na agricultura e mineração. Ainda não está viável comercialmente, mas a companhia pretende que, uma vez apresentado, parcerias possam surgir para dar um próximo passo e fazer o AT4T operar fora dos portões da Randoncorp.