São Paulo – Após ser apresentada na Europa durante o IAA, em Hannover, no mês passado a nova geração de caminhões Iveco entrou na mira da operação brasileira. Segundo Márcio Querichelli, presidente para a América do Sul, os modelos estão em fase e pré-projeto e deverão chegar ao mercado em 2027 ou 2028.
“Já estamos trabalhando neste projeto porque precisamos renovar nossos produtos nesta época”, ele disse durante entrevista concedida a pequeno grupo de jornalistas durante a Fenatran 2024. “A Europa segue desenvolvendo novos veículos e precisamos acompanhar para não ficar para trás e perder sinergia com eles.”
A nova geração foca na descarbonização. Com investimento de R$ 510 milhões anunciado pela Iveco, somados aos R$ 127 milhões que serão investidos pela FPT, ambos em pesquisa e desenvolvimento até 2028 com foco em biocombustíveis como biometano, biodiesel e até etanol, os novos caminhões da Iveco deverão estar equipados com motores que poderão ser abastecidos com combustíveis renováveis.
No atual portfólio são oferecidas três opções de veículos menos poluentes: a Daily elétrica, o caminhão médio Tector e o pesado S-Way a gás ou biometano. Na Europa a empresa também oferece o eMoovy, utilitário elétrico posicionado em segmento abaixo da Daily, de 2,5 a 3,5 toneladas. Segundo Querichelli, a empresa estuda as oportunidades que esse modelo pode ter no mercado brasileiro.
Para os próximos anos o gás natural e o biometano são vistos como uma grande oportunidade de negócios para a Iveco. O pesado S-Way custa 20% a mais do que o modelo igual com motor a combustão, mas a empresa espera ganhar volume para reduzir a diferença e oferecer os dois modelos com o mesmo preço em um prazo de até dois anos:
“Hoje existem diversos projetos para construção de corredores azuis no País, que consistem na instalação de unidades de abastecimento com biometano nas rodovias para permitir que os caminhões tenham onde abastecer durante a sua rota. A Cetric, nosso cliente de Chapecó [SC], produz biometano por meio da sua operação de reciclagem de resíduos e está desenvolvendo um projeto desse tipo na Região Sul”.
A Iveco possui 2 mil caminhões que podem ser abastecidos com gás natural ou biometano rodando na América Latina e a projeção para 2025 é de que mais cem unidades sejam emplacadas na região.