São Paulo – A Thermo King, fabricante global de implementos rodoviários que importa equipamentos, fez do Brasil seu polo de distribuição de peças de pós-vendas para toda a América do Sul. A unidade de armazenamento de componentes está instalada em Curitiba, PR, e deverá ser ampliada em breve, de acordo com o Claudio Biscola, responsável pela área de vendas da empresa na região:
“Nosso centro de distribuição abastece boa parte da América do Sul com peças para o pós-vendas de nossos equipamentos. A intenção é expandir ainda mais essa operação, fazendo do Brasil o nosso grande polo de atendimento para a região”.
Dessa forma a empresa consegue reduzir o tempo de atendimento dos clientes na América do Sul, uma vez que para trazer componentes do Exterior o prazo é bem maior. O Brasil é abastecido de implementos com a produção da China e da Europa, assim como os países vizinhos, mas os distribuidores dos outros países realizam a importação direta porque é financeiramente mais viável – para exportar a partir do Brasil a empresa pagaria mais impostos, pois já paga na importação.
A operação da Thermo King é focada em implementos rodoviários com controle de temperatura para cargas que demandam esse tipo de equipamento, como laticínios, carnes, remédios, dentre outros. O portfólio da empresa atende caminhões leves, médios e pesados, incluindo também implementos desenvolvidos exclusivamente para veículos elétricos que estão ganhando espaço na distribuição urbana.
A empresa participou da Fenatran 2024, onde fechou cerca de novecentas vendas, volume que preencheu a carteira de pedidos para o primeiro trimestre do ano que vem. Com esse volume de vendas, a Thermo King registrou crescimento de 20% na comparação com a Fenatran de 2022.
A empresa espera encerrar o ano de 2024 com crescimento de 15% nas vendas, acompanhando o ritmo de expansão do mercado de caminhões. Para isso a Thermo King possui 70 pontos de vendas no Brasil, cobrindo as principais rotas por onde transitam os caminhões.