São Paulo — A Hyundai Motor Company nomeou o espanhol José Muñoz, 59, como seu presidente e CEO a partir de 1º de janeiro. Ele sucederá a Jaehoon Chang, promovido a vice-presidente do Hyundai Motor Group.
Muñoz terá a missão de construir posição de liderança em mobilidade de próxima geração, incluindo eletrificação, ofertas diversificadas de trem de força e tecnologia de hidrogênio. E se concentrará em avançar o sistema de gestão da empresa para fortalecer a posição da Hyundai Motor como marca global.
Muñoz ingressou na HMC em 2019 como presidente e diretor global de operações e presidente e CEO da Hyundai e Genesis Motor North America. Em 2022 foi nomeado para o Conselho de Administração da HMC com responsabilidades expandidas para Europa, Índia, Oriente Médio e África e Ásia-Pacífico.
Ele também liderou vendas globais, serviços e planejamento de produtos como parte da divisão de operações globais.
Antes de ingressar na Hyundai, Muñoz foi CPO, responsável pelo desempenho da Nissan Motor Corporation e chairman da Nissan China e América do Norte. Durante quinze anos obteve crescimento significativo de lucro e vendas recordes. Também ocupou cargos de gerência na Toyota Motor Europe.
Com cidadania estadunidense o executivo é Ph.D em engenharia nuclear pela Universidade Politécnica de Madri, possui MBA executivo pela IE Business School de Madri e também concluiu programas de gestão executiva pela Cranfield School of Management no Reino Unido e pela Insead Business School na França.