Com design futurista, veículo ousa não somente no formato e nas cores disponíveis, rosa e azul, como na autonomia
São Paulo – Após causar polêmica no fim de novembro, ao anunciar a mudança de sua logomarca com tipografia minimalista e futurista, a Jaguar mais uma vez chamou para si os holofotes do mundo todo ao apresentar o desenho do primeiro fruto desta nova fase, o carro elétrico conceito Type 00.
Diferente de tudo o que já foi apresentado pela fabricante ao longo de seus 90 anos de história o novo modelo – o primeiro de três elétricos aguardados até 2030 – incorpora a filosofia criativa da Jaguar, de Modernismo Exuberante, após a estreia de sua nova identidade, e resgata o conceito de Copy Nothing, premissa do fundador da marca, Sir William Lyons, que defendia que a Jaguar fosse uma cópia de nada e, seus carros, considerados formas de arte.
Não à toa a estreia mundial do carro conceito ocorreu na noite de segunda-feira, 2, durante a Miami Art Week, evento que transforma a cidade da Flórida, Estados Unidos, no centro do mundo da arte por seis dias.
Quanto ao nome, Type 00, o prefixo faz a ponte com a procedência da marca para modelos como o E-type. O primeiro zero, por sua vez, refere-se a zero emissões e, o segundo, representa o status de carro zero da nova linhagem. O veículo elétrico de luxo é um GT, Gran Turismo, de quatro portas, mas parece saído de um desenho animado ou filme de ficção científica.
O design ficou a cargo da JEA, Arquitetura Elétrica da Jaguar, e é tido pela empresa como “visionário e responsável por pautar os lançamentos futuros da marca”. Traz um longo capô, linha de teto ampla, rodas de liga leve de 23 polegadas. Fazem parte do design arrojado, ainda, portas laterais em formato de asa de borboleta, porta traseira sem vidro, que deve contar com o apoio de câmeras internas para monitoramento, e teto panorâmico com vidros harmonizados com a carroceria – o que busca criar a sensação de escultura.
Nas cores a JLR também ousa: o Type 00 será ofertado ao mercado em duas opções, sendo uma delas uma versão de rosa, o Satin Rhodon Rose, apelidado de Pink Miami em homenagem às cores pastéis da arquitetura Art Déco da cidade em que foi apresentado.
Para os clientes mais tradicionais, apesar de todas as inovações futurísticas inerentes ao modelo, é facultada também a cor azul Inception Silver Blue, apelidada de London Blue, inspirada em cor elegante disseminada nos veículos dos anos 1960 e escolhida para refletir a herança britânica da Jaguar.
Dentro do veículo chama atenção coluna central de 3,2 metros que divide um par de painéis de instrumentos flutuantes, assim como o condutor do passageiro. Para dar a partida será preciso inserir chave de latão no centro do console.
A meta de autonomia do Type 00 é outro predicado do modelo: até 770 km no ciclo WLTP. De acordo com a JLR uma única carga em carregador rápido, de apenas 15 minutos, repõe capacidade de percorrer até 321 km.