São Paulo – As vendas de veículos leves nos Estados Unidos somaram 16 milhões 35 mil unidades em 2024, incremento de 2,5% sobre as 15,6 milhões de 2023, de acordo com informações do site Automotive News. O volume foi maior do que o comercializado em 2019, superando o ano pré-pandemia.
A indústria automotiva estadunidense foi impulsionada pelos modelos híbridos e elétricos. Outros modelos como caminhonetes leves também apresentaram boa demanda ao longo do ano.
A GM ficou com a liderança do ranking por marca, com 2 milhões 689 mil vendas, alta de 4,3% sobre 2023, e a Toyota ficou na segunda posição, com alta de 3,7% no ano e 2 milhões 333 mil unidades. O terceiro lugar do ranking ficou com a Ford, que vendeu 2 milhões 65 mil.
Para 2025 a expectativa é a de que as vendas possam se beneficiar de um movimento de antecipação de compra dos consumidores, que estão optando trocar de carro agora do que em alguns meses, pois os preços podem subir caso o novo presidente, Donald Trump, aplique tarifas de importação para modelos produzidos no México e no Canadá. Também poderá ser eliminado o incentivo de US$ 7,5 mil para a compra de veículos elétricos.