Em destaque

BYD alcança 125 carregadores rápidos públicos no Brasil

Avanço da rede busca responder à demanda crescente por veículos eletrificados

São Paulo — A BYD já é a responsável por 125 carregadores rápidos em operação pública, distribuídos por concessionárias nas cinco regiões do Brasil. A expectativa da companhia é a de que esta malha chegue a 225 pontos até o fim de 2026.

Hoje concentrada em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Bahia, além de Brasília, DF, a rede segue em crescimento e começa a alcançar novos pontos fora dos grandes centros. Duque de Caxias, RJ, Altamira, PA, Cacoal, RO, e Pelotas, RS, já receberam equipamentos, indicando uma interiorização gradual da infraestrutura.

Os carregadores instalados são do tipo rápido em corrente contínua, DC, com potência de 60 kW a 120 kW. Na prática permitem recuperar cerca de 20 kWh em aproximadamente trinta minutos. O serviço é operado por meio do aplicativo da própria marca, que reúne funções como localização dos pontos e acompanhamento da recarga. O custo médio gira em torno de R$ 2,38 por kWh, com tíquete próximo de R$ 49 por sessão.

O crescimento da rede acompanha a evolução da base de usuários. Dados da empresa mostram que o número de cadastrados saltou de 59,9 mil em meados de 2025 para 166 mil em março deste ano, um avanço de aproximadamente 177% no período.

A próxima etapa envolve a introdução de carregadores ultrarrápidos, capazes de reduzir significativamente o tempo de recarga. Em testes globais, a tecnologia permite levar a bateria de 10% a 70% em poucos minutos. A previsão, segundo a BYD, é iniciar esta operação no Brasil ainda em 2026, com a primeira unidade prevista para Brasília. A meta é ter instalado 1 mil carregadores ultrarrápidos no País até 2027.

fiat

Notícias relacionadas

fiat
fiat

Receba as principais notícias do setor automotivo diretamente no seu WhatsApp.

Receba diariamente as principais notícias do setor automotivo, análises de mercado e tendências da indústria no seu e-mail corporativo.

fiat