São Paulo – A Foton Motor reuniu em Pequim, China, cerca de 2 mil parceiros de 140 países, executivos e autoridades, para a Conferência Global de Parceiros 2026. O objetivo do encontro foi compartilhar suas metas para 2030, com foco em internacionalização, energias renováveis e inteligência veicular, reforçando presença em mercados como Brasil e África do Sul.
Segundo o presidente do conselho da Foton, Chang Rui, a montadora tem como objetivo que os veículos movidos a energia limpa representem mais de 50% de seu portfólio, o que inclui as formas de propulsão elétrica, híbrida e a hidrogênio. As vendas internacionais deverão superar as 300 mil unidades, sendo 200 mil no curto prazo, com crescimento superior a 70% nas vendas de caminhões pesados, o dobro de volume em ônibus e expansão contínua nos veículos comerciais leves, além de criar oito mercados estratégicos com mais de 10 mil unidades cada.
Rui informou que a companhia construirá mais de dez bases industriais globais nos próximos cinco anos localizadas em territórios estratégicos como Brasil, Tailândia, Indonésia, África do Sul, México, Arábia Saudita e União Europeia.
São Paulo – O ônibus elétrico urbano Mercedes-Benz eO500U foi aprovado no sistema de transporte coletivo da cidade de Salvador, BA, após trinta dias de testes em operações reais. O veículo rodou na linha B1 do BRT local, que liga a rodoviária ao bairro de Pituba.
Desde 2002 Salvador conta com oito ônibus elétricos da Eletra com chassi Mercedes-Benz na operação do BRT. E, de acordo com Guillermo Petzhold, assessor especial da Semob, Secretaria Municipal de Mobilidade, a Prefeitura projeta a aquisição de cem ônibus a bateria para o sistema de transporte coletivo.
“A cidade está em preparativos de operação de crédito junto ao Banco Mundial para avançar com a frota elétrica. Além disto o governo municipal também investe em infraestrutura: Salvador dispõe do maior eletroterminal de recarga público do Brasil.”
Desde o início de 2024 até novembro a Mercedes-Benz registrou a venda de quinhentos ônibus elétricos urbanos eO500U, a maior parte para São Paulo.
São Paulo – A Iveco entregou à Semad MG, Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, o documento Futuro em Movimento: Propostas Colaborativas para a Mobilidade Sustentável em Minas Gerais, para ajudar a construir um futuro mais limpo. O documento contém recomendações de medidas estruturantes para acelerar a descarbonização do transporte no Estado.
Ele é baseado em três grandes pilares: o primeiro é o uso de combustíveis sustentáveis como caminho para ganho de escala, aumentando a utilização de etanol e biometano, além de aumentar a oferta de HVO, diesel verde, com competitividade de preço. A intenção também é criar um programa de uso obrigatório de combustíveis sustentáveis em frotas e no transporte urbano regional.
O segundo pilar é a renovação e a eficiência da frota, pois a Iveco entende que o grande impacto climático vem de caminhões e ônibus antigos, que poluem muito mais do que os atuais, e precisam ser substituídos. Ele também apoia o desenvolvimento da infraestrutura de recarga para veículos elétricos em rotas específicas, além do uso de pneus mais eficientes e melhorias na pavimentação das vias.
Por fim o terceiro pilar é a ambiência regulatória e financiamentos verdes, que visa a criação de linhas de financiamento para renovação de frotas, incentivos fiscais para produção local de veículos de baixa emissão, estímulo à pesquisa e desenvolvimento e a criação de mecanismos que permitam a participação empresarial no monitoramento da descarbonização.
São Paulo – A Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística, NTC&Logística, realizou a vigésima-terceira edição do Prêmio NTC Fornecedores do Transporte, no qual reconheceu as melhores empresas do setor, em diversas categorias. Esse ano foram dezesseis categorias, com catorze empresas premiadas.
A premiação da NTC avalia as empresas do setor de transporte e reconhece as melhores ofertas de produtos e serviços ao longo do ano, considerados essenciais para a modernização e funcionamento das operações de transporte.
Veja abaixo a lista de todas as empresas premiadas na edição 2025 do prêmio:
Montadora de Caminhões Semileves e Leves: Mercedes-Benz Montadora de Caminhões Médios: Mercedes-Benz Montadora de Caminhões Semipesados: Volvo Montadora de Caminhões Pesados: Volvo Montadora de Caminhões Movidos por Combustível Alternativo: Scania Fabricante de Carrocerias e Implementos: Randon Fabricante de Pneus: Michelin Rastreador Eletrônico: Sascar Corretora de Seguro de Cargas: Apisul Softwares de Gestão: Totvs Rede de Combustível: Vibra Gerenciadora de Risco: NSTech Instituição Financeira: Itaú Meio de Pagamento Eletrônico: RoadCard Concessionária de Rodovias: CCR Autoban Banda de Rodagem: Vipal
Horizonte, CE — Antes mesmo de iniciar a montagem oficial do Chevrolet Spark EUV a General Motors encomendou a produção de um segundo modelo 100% elétrico à Comexport, que passou a operar a Pace, Planta Automotiva do Ceará, no mesmo local onde a Troller produzia seus modelos. Em cerimônia com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Comexport anunciou que o Captiva EV será nacionalizado e que os dois modelos terão 35% de itens locais já ano que vem.
“Esta é a terceira fábrica reinaugurada neste governo”, comemorou o presidente Lula, relembrando da GWM, em Iracemápolis, SP, na antiga Mercedes-Benz, e da BYD, em Camaçari, BA, outrora fábrica Ford. “O programa Mover e o Nova Indústria Brasil são um sucesso porque oferecem condições para a retomada da indústria e dos investimentos. Assim temos a volta dos trabalhadores a estas fábricas que estavam paradas.”
O evento no galpão com mais de trinta anos, que foi totalmente redimensionado para a montagem de veículos elétricos, marcou o início da produção do Chevrolet Spark EUV. As primeiras unidades nacionalizadas devem estar nas revendas Chevrolet “do fim de janeiro ao início de fevereiro”, disse o vice-presidente da GM, Fábio Rua. Ele contou que enquanto são validados os processos nacionais de montagem dos kits semidesmontados fornecidos pela SAIC-GM o Spark continuará sendo importado da China.
A expectativa da GM e da Comexport é que a partir do ano que vem sejam montados 8,8 mil unidades dos modelos elétricos no Brasil, sendo 3 mil Captiva EV e o restante Spark, de acordo com Rua. A capacidade inicial da Pace é de 10 mil unidades.
De acordo com Rodrigo Teixeira, vice-presidente da Comexport os modelos montados no Ceará terão 35% de peças nacionais: “Estamos instalando um parque de fornecedores ao lado da fábrica”.
Rua, da GM, afirmou que há “ao menos seis fornecedores já nomeados” e Teixeira acredita que este processo será acelerado e “superará rapidamente mais de dez parceiros nacionais, que virão para o Ceará”.
No entanto o plano inicial é atender à demanda interna com os dois elétricos antes de organizar uma operação de exportação na região, alertou Rua: “Obviamente temos interesse em exportar para a Argentina, pois o Spark já atende a regra de 35% de conteúdo localizado. Mas daremos um passo de cada vez. Hoje demos o primeiro passo, muito importante”.
São Paulo — Os fabricantes de implementos rodoviários comercializaram, de janeiro a novembro, 137,3 mil unidades, 6% abaixo das 146,1 mil registradas no mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados na quarta-feira, 3, pela Anfir. O segmento acompanha o movimento do mercado de caminhões, que conforme dados da Fenabrave divulgados na terça-feira, 2, acumula queda de 8,3%, com 101,1 mil emplacamentos.
Para o presidente da Anfir, José Carlos Sprícigo, é preciso que haja medida de fomento para impactar positivamente as vendas de implementos rodoviários e caminhões por seu papel-chave no desempenho econômico: “Os dois produtos são termômetros da economia”.
O desempenho abaixo do esperado foi puxado por reboques e semirreboques, cujas vendas caíram 19,2% nos onze meses do ano, totalizando 65,5 mil implementos — no ano passado, no mesmo período, o resultado foi 81,7 mil produtos.
O subsegmento de leves também segue no azul, com crescimento de 11,4% no ano, totalizando 71,7 mil produtos. De janeiro a novembro de 2024 foram vendidas 64,3 mil carrocerias sobre chassis.
São Paulo – A ZF Aftermarket, divisão de negócios do mercado de reposição do Grupo ZF, inaugurou seu hub de soluções digitais em Campinas, SP. A empresa classifica a unidade como polo de inovação regional, uma vez que concentra projetos iniciados e consolidados na América do Sul, como plataformas digitais de telemetria, gestão para oficinas e marketplace, e passará a abrigar novas iniciativas que respondam às necessidades do mercado local.
A escolha de Campinas levou em consideração, além da localização, a presença de um dos maiores polos universitários e tecnológicos do Brasil. O novo ambiente foi criado, segundo a ZF, para que os profissionais possam conciliar o trabalho remoto com a interação presencial, favorecendo a troca de conhecimento e a colaboração das áreas.
Além deste a ZF Aftermarket tem outros hubs tecnológicos em Dublin, República da Irlanda, Varsóvia, Polônia, Pilsen, República Tcheca, e Barcelona, Espanha.
São Paulo – Novo lote de veículos da Omoda Jaecoo, com 3 mil unidades vindas da China, é previsto para chegar ao Brasil em 15 de dezembro, a partir de porto no Espírito Santo. Mais de 70% do volume importado é composto pelo recém-lançado Omoda 5 híbrido, sendo o restante de unidades do Omoda E5, Omoda 7 e Jaecoo 7.
De acordo com a companhia o novo lote visa a reduzir o tempo de entrega e a aumentar a disponibilidade dos quatro modelos nas suas cinquenta concessionárias. Além delas há outras 43 em construção, com previsão de início de operação no primeiro trimestre de 2026.
São Paulo – Segundo e último produto do ciclo de investimento de R$ 2,8 bilhões aplicado pela Nissan na operação de Resende, RJ, o SUV Nissan Kait não chega com a pretensão de trazer grandes mudanças ao portfólio local: ele ocupa exatamente a lacuna de mercado do seu antecessor, Kicks Play.
Seu preço inicial, R$ 117 mil 990, é o mesmo do Kicks Play de entrada, que deixou de ser montado em Resende. Dele o Kait herdou também as dimensões e o powertrain: são os mesmos 4 m 300 de comprimento e 2 m 620 de entreeixos. Da mesma forma tem o motor 1.6 aspirado de 113 cv e a transmissão CVT do Kicks Play — o novo Kicks, também montado em Resende, recebeu o motor 1.0 Turbo e transmissão de dupla embreagem banhada a óleo.
FOTO: Pedro Danthas/Divulgação Nissan.
A grande virada de chave do Kait no negócio da Nissan do Brasil está na transformação de Resende como base de exportação: ele será enviado para mais de vinte mercados, incluindo o México, que nunca foi destino de modelos Nissan nacionais:
“É de grande importância”, afirmou o presidente da Nissan do Brasil, Gonzalo Ibarzábal. “Precisamos ter mais exportação, porque gera receita em dólar e temos algumas despesas em dólar. Nos ajuda a ter equilíbrio e competitividade”.
Sucessor do modelo de mais sucesso da Nissan
O Kait é, na verdade, uma evolução do Kicks Play. É montado sobre a mesma plataforma e a aparência até lembra um pouco o modelo, que foi campeão de vendas da Nissan no Brasil nos últimos anos. Tem muitas novidades, no entanto, sobretudo em tecnologia e segurança. Na prática, subiu de nível sem mexer muito no preço.
Todas as versões passam a ter lanternas em full led, central multimídia de 8 polegadas e chave presencial. De entrada rodas de liga leve de 17 polegadas, câmara traseira e sensor de estacionamento. Os sistemas ADAS entram a partir da Sense Plus: alerta e assistente de frenagem com detecção de pedestre e alerta e assistente de prevenção de mudança de faixa.
FOTO: Murilo Góes/Divulgação Nissan
Na Advance Plus a central multimídia passa a ter 9 polegadas e conexão com Apple CarPlay e Android Auto sem fio, carregamento de celular por indução e um inédito painel de instrumentos digital. E na Exclusive, que não existia no catálogo do Kicks Play, ar-condicionado automático digital, alerta de ponto cego, alerta de tráfego cruzado traseiro, visão 360º com detector de objetos em movimento e controle de cruzeiro adaptativo de velocidade e distância, além de bancos com revestimento premium.
O preço do Kait Active, de entrada, permaneceu em R$ 117 mil 990 do antecessor. A intermediária, agora chamada Sense Plus em vez de Sense, subiu de R$ 131 mil 590 para R$ 139 mil 590. A Advance Plus teve uma redução, de R$ 150 mil 190 para R$ 149 mil 890. E a inédita Exclusive fecha a gama por R$ 152 mil 990.
FOTO: Pedro Danthas/Divulgação Nissan.
Nissan no mercado
A Nissan não divulgou projeções de vendas, mas o objetivo é ampliar a produção em Resende. Ibarzábal disse que a unidade acaba de passar pelo segundo ramp up do ano – o primeiro foi para a produção do novo Kicks, no primeiro semestre – e o volume subiu de 24 para 28 unidades por dia. A meta é chegar a 32 veículos diários.
Esta preparação para o Kait, aliás, ajuda a explicar o desempenho da Nissan no mercado nos últimos meses, quando chegou a ser superada pela Caoa Chery em volume de vendas. A expectativa é a de que. agora, com a evolução do ritmo das linhas, as vendas retornem aos níveis planejados.
Ibarzábal disse que mantém o desejo de finalizar o ano fiscal com 100 mil unidades vendidas: “São desafios que colocamos”.
São Paulo – No acumulado de janeiro a novembro foram comercializados no País 16,7 milhões de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus usados. Além de avançar 17% com relação ao mesmo período do ano anterior, o volume já supera todo 2024, no qual foram comercializados 15,7 milhões de unidades.
Foi o que apontou a Fenauto, Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores, na quarta-feira, 3. A projeção é que este ano encerre com 18 milhões de vendas.
Enílson Sales, presidente da Fenauto, afirmou que o desempenho do setor de seminovos e usados está confirmando as projeções de novo recorde: “Estamos a um passo de um registro histórico”.
Em novembro foram comercializados 1 milhão 490 mil veículos, 15,6% a menos do que em outubro, que contou com quatro dias úteis a mais. O modelo mais vendido foi o Volkswagen Gol, com 63,5 mil unidades, seguido do Chevrolet Onix, com 36,9 mil, e do Hyundai HB20, com 35,2 mil.
Quanto aos comerciais leves, tal qual como nos 0 KM, é a picape Fiat Strada que domina as vendas, com 35,3 mil unidades. Em segundo lugar está a Saveiro, da Volkswagen, com 21 mil, e a Toyota Hilux, com 18,4 mil.