Dá-lhe Ford Ranger!

Encerrados os primeiros oito meses do ano, a performance nas vendas da Ford Ranger tem impressionado o mercado nacional, visto que o segmento de picapes médias é concorridíssimo e apresenta mais de dez competidores. De janeiro a agosto de 2025, a Ranger anotou 21.826 unidades emplacadas, um crescimento de 20% sobre o mesmo período do ano passado, enquanto o segmento de picapes não passou de 9,8% de aumento nas vendas. A Ranger vendeu 2.755 unidades em agosto e foi vice-líder da categoria, com uma participação de 24,8%.

As versões que mais se destacam são as de topo, equipadas com o motor V6 de 250 cv e câmbio automático de 10 marchas. A Ranger fechou o primeiro semestre de 2025 como líder na venda de picapes topo de linha, com 30% de participação no mercado. Hoje, do total de unidades de Ranger vendidas, 63% são equipadas com o motor V6.

Esse sucesso de vendas é reflexo de uma trajetória marcada por constante evolução e inovação, fazendo com que a Ranger se consolidasse como a picape média mais avançada do mercado, redefinindo o segmento em cada uma de suas gerações.

Ranger: 30 anos de tradição

Em 2025, a Ford Ranger comemora outro marco: são 30 anos de vendas no Brasil e na América Latina. A picape foi apresentada no Brasil pela primeira vez no Salão do Automóvel de São Paulo em 1994, chegando ao mercado no ano seguinte nas versões XL com cabine simples e STX com cabine estendida. Até então importada dos Estados Unidos, a produção na fábrica de Pacheco, na Argentina, começou em 1996. A terceira geração estreou em 1998 com a opção de cabine dupla e, em 2012, estreava a quarta geração no país com novo visual e mais tecnologia, agora como um produto global, estabelecendo novos padrões no segmento.

Atualmente em sua quinta geração, a Ford Ranger conquistou os principais prêmios da indústria no Brasil e no mundo, incluindo o de Picape Internacional do Ano 2024. Ela também é destaque em segurança, recebendo cinco estrelas nos testes de impacto do Latin NCAP, feitos com os novos protocolos mais rigorosos da entidade. Isso é reflexo de ser uma picape projetada com o conhecido padrão de engenharia das picapes Raça Forte da Ford.

Aliás, a Ford, maior autoridade mundial em picapes, usou sua experiência de mais de 100 anos à frente do segmento para a criação dessa nova geração. Com 8 opções no catálogo, ela é ideal para diferentes públicos, desde o uso pessoal, dentro ou fora da cidade, até o uso comercial e no agronegócio com as versões XL e XLS.

A linha oferece as versões XL, XLS, Black, XLT e Limited, com motor 2.0, de 170 cv, ou V6. Além disso, a Ranger é a única picape no segmento a oferecer dois motores V6: turbodiesel de 250 cv e 3.0 biturbo GTDI a gasolina de 397 cv, da Ranger Raptor.

A versão mais recente é a Black, que se destaca pelos itens de acabamento em tom escuro. “A Nova Ranger Black combina a força e robustez que se espera de uma picape de verdade com o estilo e a sofisticação de um veículo de luxo”, diz Dennis Rossini, gerente de Marketing da Ford. O modelo vem equipado com o motor 2.0, que passou por testes exaustivos realizados pela engenharia brasileira para atingir um alto índice de confiabilidade. O programa incluiu a rodagem por mais de 1 milhão de quilômetros em 23 estados brasileiros e 6 províncias argentinas.

A Ranger é um dos maiores sucessos históricos da marca na região. E os próximos passos já foram anunciados. A Ford confirmou um novo aporte de US$ 40 milhões na fábrica de Pacheco para ampliar a produção da Ranger –chegando a um total investido de US$ 700 milhões. A fábrica terá capacidade para produzir 80.000 unidades anuais, o que representa um recorde histórico e um aumento de 30% em relação a 2024. Totalmente transformada nos últimos anos, a fábrica de Pacheco é hoje uma das mais modernas da região, com padrões de qualidade de classe mundial.

Fotos: Divulgação Ford

BYD confirma a chegada da marca Denza em outubro

São Paulo – A BYD mostrou pela primeira vez o Denza Z9GT no Vogue Celebra, evento dedicado ao mercado de luxo, no qual a nova marca, que chegará em outubro ao mercado brasileiro, pretende se posicionar. Foi uma das primeiras ações de pré-lançamento da Denza, que terá rede própria de concessionárias e o SUV premium off-road B5 em seu portfólio, além do Z9GT.

O cupê esportivo 100% elétrico, importado da China é montado sobre a plataforma e³. Outros pormenores serão divulgados em breve.

A parceria da Bosal com novas montadoras

Fundada em 1923 na Holanda, a Bosal é uma gigante mundial na produção de autopeças. Hoje sediada em Lummen, na Bélgica, a companhia possui 15 plantas espalhadas pelas Américas e pela Europa, além de África do Sul e China, com mais de 2 mil colaboradores. No Brasil, possui uma unidade instalada em Itupeva, no interior de São Paulo.

Com um extenso portfólio de itens metálicos, incluindo itens de elevação de veículos (macacos), chaves de roda, chaves de fenda, kits de ferramentas, sistemas de exaustão para veículos leves e motocicletas, reservatório de ar e tanques de combustível para caminhões e ônibus, a Bosal é líder do mercado brasileiro em três linhas de produto.

Da indústria automotiva às soluções energéticas, os produtos da empresa são reconhecidos e valorizados por clientes em todo o mundo, inclusive por apresentar a agilidade no atendimento como uma de suas principais características. Com presença global e organização orientada a resultados, a Bosal expande continuamente seu conhecimento e liderança por meio de tecnologias inovadoras que nascem de um alto investimento em P&D – são sete centros tecnológicos espalhados pelo mundo.

O grupo mantém parcerias de longa data com players de mercado estabelecidos, universidades e institutos de pesquisa governamentais, tendo foco firme, preciso e contínuo em uma estratégia de inovação baseada em conhecimento.

“Fazemos parte de uma empresa extremamente organizada, com alto grau de verticalização, que nos confere controles rigorosos em custos e qualidade, o que nos torna aptos à atingir os objetivos de competitividade e excelência no atendimento exigido pelos nossos clientes. As premiações recebidas no último ano são prova disso”, garante a direção da Bosal, mencionando as seis distinções oficiais de cinco montadoras diferentes que recebeu apenas no último ano, incluindo Melhor Performance Logística, Excelência em Qualidade e Campeão de Programa de Melhoria Contínua.

Nesse novo movimento de instalação de novas montadoras no país, inclusive, a Bosal ajusta-se internamente para suportar os processos de nacionalização de componentes, atendendo aos requisitos enumerados pelas autoridades no Programa MOVER, tornando-se mais do que um fornecedor, e sim um parceiro desses novos fabricantes de veículos. Essa prática tem sido comum dentro da planta de Itupeva: vários itens que eram produzidos na Índia e na China têm sido integrados localmente pela empresa.

Fotos: Divulgação Bosal

Gerdau é referência em sustentabilidade

A Gerdau fornece aços especiais para os principais players dos setores automotivo, agrícola, ferroviário, de máquinas e equipamentos. Entre seus clientes estão grandes montadoras que buscam reduzir a pegada de carbono em suas cadeias de fornecimento. Por meio de uma abordagem colaborativa, a empresa trabalha no desenvolvimento de soluções em aço de alta performance e menor impacto ambiental.

“A cadeia automotiva tem demandas crescentes por materiais mais sustentáveis. O fato de produzirmos nossos aços especiais com base em sucata, aciaria elétrica e energia renovável é um diferencial claro para nossos clientes que também perseguem metas de descarbonização”, afirma Aldo Tapia Castillo, CEO Aços Especiais Brasil. Com uma estratégia que equilibra desempenho industrial, responsabilidade ambiental e inovação, a Gerdau segue como referência no setor de aço, provando que é possível evoluir com responsabilidade e competitividade.

De onde vem a liderança: as aciarias elétricas

Maior recicladora da América Latina, a Gerdau reforça seu protagonismo sustentável ao entregar aços especiais de alto desempenho, com baixa emissão de gases de efeito estufa, evidenciando sua prontidão para os desafios da mobilidade moderna. Há um diferencial estratégico que explica essa liderança: 100% de sua rota produtiva de aços especiais tem origem em aciarias elétricas — uma tecnologia que utiliza sucata metálica como matéria-prima e energia elétrica para a fabricação do aço.

Esse modelo coloca a companhia em posição de destaque diante dos desafios globais de descarbonização da indústria da mobilidade. A rota de produção de aço a partir de aciaria elétrica emite cerca de um terço dos valores médios globais. Boa parte das emissões dessa rota tem como fonte o consumo de energia elétrica, que, na produção de aços especiais da Gerdau no Brasil, é predominantemente de fonte renovável e certificada, conferindo uma relevante vantagem ambiental aos seus produtos.

Com uma ampla rede de usinas no Brasil, nos Estados Unidos e em outros cinco países nas Américas, a Gerdau evidencia a sua relevância como recicladora na região, reaproveitando anualmente cerca de 10 milhões de toneladas de sucata. Esse processo não apenas reduz significativamente o impacto ambiental, mas também contribui para a economia circular, ao transformar resíduos em matérias-primas de alto valor agregado, impactando cerca de um milhão de pessoas na cadeia da sucata.

No Brasil, a Gerdau venceu, de forma pioneira, um leilão para o desmantelamento sustentável das plataformas P-32 e P-33 da Petrobras. A sucata metálica das embarcações é utilizada como fonte para a produção de aços especiais na unidade do Rio Grande do Sul, confirmando a capacidade de circularidade do aço para transformação em novos produtos.

Meta ambiciosa: carbono neutro até 2050

A empresa mantém o compromisso público de reduzir suas emissões em cerca de 10% até 2031 e declara a ambição de alcançar a neutralidade de carbono até 2050, alinhada com as melhores práticas globais. As metas da Gerdau foram construídas com base em curvas marginais de abatimento de carbono, sendo validadas pelo comitê de estratégia e sustentabilidade.

A meta de descarbonização é um dos indicadores do incentivo de longo prazo das principais lideranças da Gerdau, demonstrando seu compromisso com transparência e confiabilidade. Na rota dos aços especiais, esse objetivo se mostra tecnicamente viável e escalável, sem comprometer a qualidade do produto ou a eficiência industrial.

A Gerdau se destaca globalmente por sua atuação responsável e inovadora na produção de aços especiais. Atualmente, a companhia opera com uma das menores médias de emissão de gases de efeito estufa (CO₂e) em sua rota de produção via aciarias elétricas, emitindo aproximadamente 75% menos CO₂e do que a média global do setor, que é de 1,92 tonelada de CO₂e por tonelada de aço, segundo dados da Worldsteel.

Esse desempenho reforça o protagonismo da Gerdau na transição para uma indústria siderúrgica de baixo carbono, evidenciando seu compromisso com a sustentabilidade, a eficiência e a geração de valor para clientes e stakeholders. Ao aliar tecnologia, inovação e responsabilidade ambiental, a Gerdau consolida sua posição como referência internacional na produção de aços especiais.

Fotos: Divulgação Gerdau

Adient é premiada pela Volkswagen

Líder global em assentos automotivos, a Adient trabalha com mais de 200 fábricas em todo o mundo para atender às principais montadoras. Uma delas, aqui no Brasil, é a Volkswagen. No último dia 14 de agosto, a montadora realizou, no Rio de Janeiro, o evento The One deste ano, que aponta os parceiros de destaque. Com a presença de cerca de 160 fornecedores, a premiação elegeu os melhores em 12 categorias.

A Adient foi agraciada com a premiação na categoria “Químicos Internos”, que enaltece as plantas de Curitiba (PR), que realiza a montagem dos bancos, e Pouso Alegre (MG), responsável pela produção das capas dos bancos. Os premiados foram avaliados com base no desempenho de qualidade, entrega e relação comercial durante 2024. O troféu foi entregue pelo diretor de Compras da Volkswagen, Rodrigo Godinho, aos executivos da Adient, que foi representada na cerimônia por Hugo Rishter, Diretor Comercial, e Marcelo Assis, Head South America Region da companhia.

“Receber o prêmio The One da Volkswagen é motivo de grande orgulho para todos nós da Adient. Esse reconhecimento reforça o compromisso da nossa equipe em entregar excelência em qualidade, inovação e parceria estratégica. Em um cenário tão desafiador como o atual, sermos destacados entre tantos fornecedores é uma conquista que reflete o empenho coletivo e a força da nossa operação na América do Sul. Seguimos motivados a evoluir continuamente e a contribuir com soluções que impulsionam o futuro da mobilidade”, afirma Marcelo Assis.

O diretor Hugo Rishter complementa: “Estar presente na cerimônia do The One e representar a Adient nesse momento tão especial foi uma honra. O prêmio na categoria Partnership Interiors é resultado de uma relação sólida, colaborativa e de confiança com a Volkswagen. Esse reconhecimento nos inspira a continuar desenvolvendo soluções integradas e personalizadas, que atendam às demandas dos nossos clientes e do mercado automotivo em constante transformação.”

Liderança global

A Adient é o maior fabricante mundial de assentos, produzindo e entregando esses itens para os principais OEMs. De sistemas completos de assentos a componentes individuais de espuma, acabamento e metal, a expertise da empresa abrange todas as etapas do processo de fabricação de assentos automotivos.

De acordo com a Adient, os assentos automotivos devem atender simultaneamente a inúmeros requisitos: conforto, flexibilidade e conectividade são tão importantes quanto sustentabilidade, segurança e controle de custos. Em um ambiente acirrado de competitividade mundial, devido ao período de transição energética desse segmento, que ruma firmemente aos modelos eletrificados, é sabido que OEMs e fornecedores têm enfrentado objetivos complexos e conflitantes. Por ser o maior fornecedor mundial de sistemas de assentos automotivos, a Adient aborda esses desafios de frente por meio do desenvolvimento de seus produtos, apresentando ganhos significativos naquelas características já mencionadas, por meio de soluções integradas e personalizadas.

Com aproximadamente 70 mil funcionários em 29 países, a Adient conta com habilidades internas e integradas às OEM´s que permitem levar seus produtos da pesquisa e design à engenharia e à fabricação – e isso para milhões de veículos todos os anos. Com quase 40 anos de atuação, a Adient é hoje uma empresa de capital aberto independente, que possui capacidade de reinvestir no negócio principal, capitalizar tendências emergentes e aprimorar constantemente seu foco em inovação.

Foto: Divulgação Adient

Fiat inicia celebração por seus 50 anos com novo plano de produto

São Paulo – Como parte da celebração do cinquentenário no Brasil e da inauguração da fábrica de Betim, MG, a Fiat prepara um novo plano de produto para o mercado nacional. Segundo o vice-presidente para a América do Sul, Frederico Battaglia, serão lançados cinco veículos completamente novos, um por ano, até 2030.

Será uma virada no portfólio atual da Fiat. Na nota o executivo não forneceu pormenores, mas não deve fugir muito da família de conceitos divulgada no ano passado, com base no novo Grande Panda. Este, inclusive, deverá ser o primeiro dos cinco, não necessariamente com este nome, fabricado na plataforma Smart Car, a mesma do Citroën C3, para suceder os atuais Mobi e Argo.

Os outros conceitos são uma picape, dois SUVs e um fastback.

Battaglia disse que o objetivo é manter os altos volumes: “Com nosso lineup campeão em vendas e a divulgação de hoje, de novos modelos, olhamos para o futuro em nosso mercado para seguir como a marca mais querida dos brasileiros e com alto volume de produtos com tecnologia embarcada acessível a todos”. 

Os lançamentos, de acordo com o comunicado, integram o plano de investimento de R$ 32 bilhões da Stellantis na América do Sul, que inclui quarenta novos produtos e reestilizações para todas as marcas até 2030.

De olho nas marcas chinesas

Com atuação marcante no segmento OEM, o Grupo ABG, um dos maiores conglomerados empresariais de autopeças da América do Sul, atua na indústria automotiva com um invejável portfólio de produtos, que já atende montadoras e sistemistas, seja em automóveis de passeio ou veículos comerciais, como ônibus e caminhões pesados.

O rol de produtos da companhia inclui alta capacidade produtiva e tecnológica no desenvolvimento de rodas de alumínio, com a Neo Rodas, componentes em alumínio para motores, transmissões, suspensão, carrocerias e sistemas híbridos (Neo Parts), estruturas de bancos e conjuntos de aço estampados e soldados (Neo Steel). Também produz dutos para ar-condicionado e motor, além de reservatórios plásticos diversos, com a Neo Polímeros, além das demais operações do Grupo: Neo Resil (extintores), Neo Usinagem (componentes de precisão) e Neo PWT (acionadores e sensores para powertrain).

E é com essa expertise em apoiar e suprir as necessidades de nacionalização de componentes de montadoras, mais uma linha repleta de produtos produzidos, que o Grupo ABG disponibiliza estrutura técnica e comercial, além de capacidade produtiva, dedicada às marcas chinesas que pretendem erguer suas plantas industriais no Brasil, tornando-se parceiro estratégico para o desenvolvimento e produção de autopeças brasileiras.

Com essa estrutura e expertise, aliado a um grande time de colaboradores – 70 profissionais de Engenharia, 50 técnicos de laboratórios, 90 funcionários para a área de Ferramentaria e seis ferramentarias espalhadas pelas unidades industriais –, além de softwares de projeto e simulação, o Grupo ABG se posiciona como fornecedor para atuar no longo prazo, pronto para apoiar essas novas marcas no desafio de tornar seus veículos cada vez mais competitivos e alinhados às demandas globais de eficiência e sustentabilidade.

A empresa se coloca pronta para contribuir de forma decisiva nesse processo, como tem feito com diversas outras marcas instaladas no Brasil. Com operações diversificadas, tecnologia avançada e presença consolidada junto às principais montadoras do país, o Grupo oferece soluções que reduzem custos, aumentam a agilidade e fortalecem o conteúdo local dos veículos produzidos. A atual estrutura do Grupo ABG é capaz, dentre outros recursos, de trabalhar com 150 novos produtos em desenvolvimento dos mais variados clientes.

Entre os principais benefícios da nacionalização de componentes, o Grupo ABG promete criar fluxo logístico mais rápido, menor necessidade de capital imobilizado em estoques, resposta ágil a mudanças técnicas ou mix de produtos, além da redução de riscos associados ao transporte de longa distância a partir da China e outros mercados. Além dos ganhos operacionais, a produção local contribui para elevar o índice de nacionalização dos veículos, atendendo às expectativas do mercado e a programas governamentais como o MOVER, que estimulam a competitividade e a sustentabilidade da cadeia automotiva.

Foto: Divulgação Grupo ABG

Nissan fecha o estúdio de design em São Paulo

São Paulo – Seis anos após inaugurar o seu Estúdio de Design na América Latina, em São Paulo, a Nissan anunciou o encerramento das operações locais da área. A decisão faz parte de realinhamento estratégico do plano Re:Nissan. Agora as funções serão absorvidas pelos outros estúdios globais ao redor do mundo.

“A empresa encerra as atividades de seu estúdio satélite de design na região, baseado em São Paulo, que sempre trabalhou ligado às equipes globais, sem que isso tenha impacto no desenvolvimento e na adequação de produtos que atendam às demandas e características dos clientes latino-americanos”.

As operações em Londres e no Japão também serão reduzidas. No futuro, as principais operações globais de design serão o Nissan Global Design Center, em Atsugi, Japão, o Studio Six, em Los Angeles, Estados Unidos, o Nissan Design Europe, em Londres, Inglaterra, o Nissan Design China, em Xangai, China, e o Creative Box Studio, em Tóquio, Japão.

A Nissan concluirá a reorganização até o final do ano fiscal de 2025, ou seja, em março de 2026.

Jamef anuncia Nurik Costa como seu novo CFO

São Paulo – A transportadora Jamef anunciou Nurik Costa como seu novo CFO. O diretor financeiro chega com a missão de acelerar a expansão nacional da empresa de forma sustentável e de fortalecer a gestão financeira, com investimentos contínuos na renovação da frota. 

Com mais de trinta anos de experiência o executivo já trabalhou em outras grandes empresas, como a Votorantim Cimentos. Costa é formado em administração pública e pós-graduado em finanças e banking pela Escola de Administração de Empresas da FGV SP.

BMW traz nova versão do X3 com sistema híbrido leve

São Paulo – A BMW confirmou a chegada de uma nova versão do X3 ao Brasil a partir de outubro, a 30 xDrive M Sport. Com motor 2.0 turbo de 258 cv de potência e câmbio automático de oito marchas, terá sistema híbrido leve de 48V.

A nova versão do X3 chegará integrando o programa BSI, BMW Service Inclusive, que oferece serviços gratuitos de manutenção durante o período de três anos ou até o veículo completar 40 mil quilômetros rodados.

O preço e os pormenores do BMW X3 30 xDrive M Sport serão revelados durante o lançamento oficial, no mês que vem.