Encerrados os primeiros oito meses do ano, a performance nas vendas da Ford Ranger tem impressionado o mercado nacional, visto que o segmento de picapes médias é concorridíssimo e apresenta mais de dez competidores. De janeiro a agosto de 2025, a Ranger anotou 21.826 unidades emplacadas, um crescimento de 20% sobre o mesmo período do ano passado, enquanto o segmento de picapes não passou de 9,8% de aumento nas vendas. A Ranger vendeu 2.755 unidades em agosto e foi vice-líder da categoria, com uma participação de 24,8%.
As versões que mais se destacam são as de topo, equipadas com o motor V6 de 250 cv e câmbio automático de 10 marchas. A Ranger fechou o primeiro semestre de 2025 como líder na venda de picapes topo de linha, com 30% de participação no mercado. Hoje, do total de unidades de Ranger vendidas, 63% são equipadas com o motor V6.
Esse sucesso de vendas é reflexo de uma trajetória marcada por constante evolução e inovação, fazendo com que a Ranger se consolidasse como a picape média mais avançada do mercado, redefinindo o segmento em cada uma de suas gerações.

Ranger: 30 anos de tradição
Em 2025, a Ford Ranger comemora outro marco: são 30 anos de vendas no Brasil e na América Latina. A picape foi apresentada no Brasil pela primeira vez no Salão do Automóvel de São Paulo em 1994, chegando ao mercado no ano seguinte nas versões XL com cabine simples e STX com cabine estendida. Até então importada dos Estados Unidos, a produção na fábrica de Pacheco, na Argentina, começou em 1996. A terceira geração estreou em 1998 com a opção de cabine dupla e, em 2012, estreava a quarta geração no país com novo visual e mais tecnologia, agora como um produto global, estabelecendo novos padrões no segmento.
Atualmente em sua quinta geração, a Ford Ranger conquistou os principais prêmios da indústria no Brasil e no mundo, incluindo o de Picape Internacional do Ano 2024. Ela também é destaque em segurança, recebendo cinco estrelas nos testes de impacto do Latin NCAP, feitos com os novos protocolos mais rigorosos da entidade. Isso é reflexo de ser uma picape projetada com o conhecido padrão de engenharia das picapes Raça Forte da Ford.
Aliás, a Ford, maior autoridade mundial em picapes, usou sua experiência de mais de 100 anos à frente do segmento para a criação dessa nova geração. Com 8 opções no catálogo, ela é ideal para diferentes públicos, desde o uso pessoal, dentro ou fora da cidade, até o uso comercial e no agronegócio com as versões XL e XLS.

A linha oferece as versões XL, XLS, Black, XLT e Limited, com motor 2.0, de 170 cv, ou V6. Além disso, a Ranger é a única picape no segmento a oferecer dois motores V6: turbodiesel de 250 cv e 3.0 biturbo GTDI a gasolina de 397 cv, da Ranger Raptor.
A versão mais recente é a Black, que se destaca pelos itens de acabamento em tom escuro. “A Nova Ranger Black combina a força e robustez que se espera de uma picape de verdade com o estilo e a sofisticação de um veículo de luxo”, diz Dennis Rossini, gerente de Marketing da Ford. O modelo vem equipado com o motor 2.0, que passou por testes exaustivos realizados pela engenharia brasileira para atingir um alto índice de confiabilidade. O programa incluiu a rodagem por mais de 1 milhão de quilômetros em 23 estados brasileiros e 6 províncias argentinas.
A Ranger é um dos maiores sucessos históricos da marca na região. E os próximos passos já foram anunciados. A Ford confirmou um novo aporte de US$ 40 milhões na fábrica de Pacheco para ampliar a produção da Ranger –chegando a um total investido de US$ 700 milhões. A fábrica terá capacidade para produzir 80.000 unidades anuais, o que representa um recorde histórico e um aumento de 30% em relação a 2024. Totalmente transformada nos últimos anos, a fábrica de Pacheco é hoje uma das mais modernas da região, com padrões de qualidade de classe mundial.
Fotos: Divulgação Ford


