Marca pioneira da indústria automobilística brasileira encerra 2023 com inúmeros motivos para celebrar um de seus anos mais positivos em 70 anos no país
Não se poderia supor que, das linhas de montagem da planta Anchieta, de onde saíram os primeiros Fusca e Kombi no final dos anos 50, a história reservasse feitos tão grandiosos para a Volkswagen do Brasil pelas sete décadas seguintes, com mais de 25 milhões de veículos produzidos. Se bem que a ofensiva de produtos lançados no ano de 2023 ajuda a compreender o porquê de a marca continuar sendo tão grande: foram nove lançamentos – Polo GTS, Novo Virtus, Polo 1st Edition, Novo Polo Track, T-Cross The Town, Saveiro 2024 e Tiguan Allspace R-Line, mais os elétricos SUV ID.4 e o ID.Buzz
Essa profusão de novidades ajuda a explicar porque a Volkswagen é a marca que mais cresce em volume de vendas no País, além de líder entre os carros de passeio e SUVs. Com alta de 29% de janeiro a meados de dezembro, a empresa oferece um line-up completo, que inclui Polo (carro de passeio mais vendido do país), T‑Cross (SUV mais comercializado em 2023), Nivus e Saveiro entre os 20 modelos mais vendidos no ano. A marca também segue como líder do segmento de SUVs com a família T‑Cross, Nivus, Taos e Tiguan, modelos que já somam mais de 130 mil unidades comercializadas no ano.
Com o investimento anunciado de R$ 7 bilhões até 2026 na América Latina, fortalecendo ainda mais sua posição competitiva na região, a montadora estendeu até 2028 os Acordos Coletivos vigentes com os Sindicatos das quatro fábricas – Anchieta (S.B.Campo, SP), São Carlos (SP), São José dos Pinhais (PR) e Taubaté (SP). A conclusão da negociação foi fundamental para garantir novos investimentos, veículos e sistemas de propulsão que serão desenvolvidos e produzidos pela marca no Brasil.
Com uma estratégia de Marketing disruptiva, a Volkswagen do Brasil avançou em seu objetivo de ser uma marca mais humana, diversa, próxima das pessoas, vibrante e conectada. A campanha publicitária “Gerações”, por exemplo, obteve feitos históricos. Criada pela agência AlmapBBDO, foi a de maior engajamento da história da publicidade no Brasil, com mais de 2,7 bilhões de views e #1 Trends no Google, YouTube e Twitter. O filme emocionou o País ao promover, por meio de inteligência artificial, um dueto inédito entre Elis Regina e Maria Rita, mãe e filha. Aumentou em 109% o volume de buscas por #Volkswagen e conquistou o principal reconhecimento do País, o PPA (Prêmio Profissionais do Ano) 2023, na categoria Nacional Filme 30+ (mais de 30 segundos); o Effie Awards América Latina 2023 Ouro e Prata, entre outros reconhecimentos.
“O ano de 2023 ficará na história da Volkswagen do Brasil. Celebramos 70 anos de pioneirismos e inovações tecnológicas no País, promovendo o desenvolvimento da indústria e da economia brasileira, gerando empregos e movimentando negócios. Em 2023, avançamos fortemente com a nossa ofensiva de produtos: foram nove lançamentos, quase um por mês, iniciando nossa ofensiva de eletrificação com o ID.4 e ID.Buzz. Somos a maior produtora de automóveis do Brasil, com mais de 25 milhões de veículos produzidos, e a maior exportadora do setor brasileiro, com mais de 4,2 milhões de unidades embarcadas. O sucesso da Volkswagen nesses 70 anos reúne uma história sólida e um olhar estratégico para o futuro, nos consolidando como uma ‘Love Brand’, presente nos corações e nas garagens dos brasileiros. É como eu sempre digo: todo brasileiro tem uma história com a Volkswagen”, afirma Ciro Possobom, CEO da Volkswagen do Brasil.
O ano de 2023 também trouxe a comemoração de 20 anos de Total Flex. A marca alemã foi primeira a lançar a tecnologia que permite o uso de etanol, gasolina ou os dois combustíveis em qualquer proporção. Hoje esse recurso está presente em toda a linha nacional da Volkswagen, além do SUV argentino Taos. Mais de 8 milhões de veículos flexíveis Volkswagen foram vendidos desde março de 2003.