AutoData - Feriado impactará produção automotiva em novembro
news
18/12/2014

Feriado impactará produção automotiva em novembro

Por Marcos Rozen

- 18/12/2014

O feriado do Dia da Consciência Negra, na quinta-feira, 20, impactará a produção de veículos e autopeças no País neste mês, mas não de forma generalizada. Tudo dependerá do município em que a fábrica está instalada, vez que a celebração, que homenageia a data de morte de Zumbi dos Palmares, é facultativa, além de não ser federal. A decisão, assim, cabe a cada prefeitura na maioria dos casos.

No Estado de São Paulo, na Capital e nas sete cidades do ABCD o feriado acontecerá, mas a maioria das empresas do setor na região metropolitana fez acordo com os trabalhadores para alterar a data. Na VW Anchieta os funcionários da produção vão trabalhar normalmente na quinta-feira, 20, e terão folga na sexta-feira, 21. Já o pessoal do administrativo será dispensado nos dois dias. Na Ford Taboão o esquema de trabalho na quinta e folga na sexta será aplicado para todos os funcionários.

Já as unidades VW de São Carlos e Taubaté, no Interior Paulista, trabalharão normalmente, vez que a data não é feriado em nenhuma destas cidades.

No caso da Toyota, em Sorocaba a data é comemorada e os funcionários fecharam acordo para trabalhar na quinta e folgar na sexta. Já para a unidade de Indaiatuba, cuja prefeitura não aderiu ao feriado, o funcionamento seguirá sem alterações.

Na Honda em Sumaré, município que celebra a data, o feriado seguirá o formato tradicional: interrupção de atividades na quinta e retomada normal na sexta.

Em Minas Gerais, a Capital Belo Horizonte terá atividade normal, mas o feriado acontecerá em Betim, sede da Fiat. A montadora dispensará todos os trabalhadores da unidade por dois dias, tanto na quinta quanto na sexta. Em Sete Lagoas, sede da Iveco, a data é dia normal.

No Paraná apenas duas cidades comemoram a data, Guarapuava e Londrina. Assim as atividades de Renault e Volkswagen em São José dos Pinhais, bem como na Volvo em Curitiba, não deverão sofrer quaisquer impactos.

No Rio de Janeiro o caso é bem diferente, vez que lei estadual assegura o feriado em todos os municípios. Assim as atividades da PSA Peugeot Citroën em Porto Real e da MAN em Resende deverão sofrer alterações.

Outro Estado que aplica o Dia da Consciência Negra para todas as cidades é o Rio Grande do Sul, o que deverá representar impacto nas atividades da General Motors em Gravataí bem como da Agrale em Caixas do Sul.

Na Bahia, Camaçari, que abriga a fábrica da Ford, é uma das apenas três cidades do Estado a decretar a data como feriado.

Confira aqui a lista completa dos municípios do País que decretaram feriado na quinta-feira, 20.


Whatsapp Logo