AutoData - VUC Fair discute legislação federal para o segmento
news
18/12/2014

VUC Fair discute legislação federal para o segmento

Por Michele Loureiro

- 18/12/2014

Os cerca de vinte food trucks alinhados destacam-se no espaço de 10 mil metros quadrados que abrigam a VUC Fair no Imigrantes Exhibition & Convention Center, na zona Sul de São Paulo. Os pequenos caminhões adaptados para servir as mais variadas refeições dividem espaço com diferentes formatos de aplicações, como distribuição de botijões de gás, lavanderia, vidraçarias e até lojas de roupas ambulantes. Ao todo sessenta marcas participam da primeira feira direcionada exclusivamente ao segmento, finalmente inaugurada após dois adiamentos.

Além das aplicações pouco convencionais durante a abertura do evento, Luiz Moan, presidente da Anfavea, ressaltou que os VUCs, ou Veículos Urbanos de Carga, são fundamentais para a mobilidade do País. O dirigente defendeu uma legislação federal para o segmento, afirmando que normas municipais e estaduais precisam ser unificadas para prover maior produtividade ao transporte de cargas.

“É complicado trabalhar com muitas variações: em cada cidade há uma regra e os grandes frotistas são prejudicados. Por isso defendemos que o governo federal crie uma legislação única, e vamos batalhar por isso.”

O presidente da Anfavea afirmou ainda entender que incentivos fiscais seriam bem vindos para a construção de centros consolidadores de carga em pontos estratégicos do País, como o Rodoanel paulistano, para desafogar as grandes cidades e ampliar a capacidade logística nacional. “Com a construção desses depósitos as carretas grandes não precisaram entrar nos municípios e o transporte até o ponto final poderia ser feito com os VUCs.”

A crescente restrição de tráfego para veículos pesados em grandes cidades impulsiona o segmento: segundo dados do Detran-SP nos últimos cinco anos a frota dessa categoria cresceu 49,5%, de 600 mil para 897 mil unidades na capital paulista até julho de 2014.

Em 2015 Moan acredita que o segmento de caminhões em geral terá vendas melhores: “Estamos negociando para que a taxa do PSI seja mantida e divulgada em breve”.

São esperados de 10 mil a 12 mil visitantes na feira, que acontece até a sexta-feira, 21. A entrada é gratuita e a lista de expositores inclui Kia Motors, Lifan, Marksell, Mercedes-Benz, Rely, Renault, Thermo-Flex e Truckvan, dentre outros. A próxima edição está prevista para 2016.


Whatsapp Logo