AutoData - Goodyear mostra protótipo de pneu que libera oxigênio
Tecnologia
13/03/2018

Goodyear mostra protótipo de pneu que libera oxigênio

Imagem ilustrativa da notícia: Goodyear mostra protótipo de pneu que libera oxigênio
Foto Jornalista  Redação AutoData

Redação AutoData

A Goodyear apresentou, no Salão Internacional do Automóvel de Genebra, o protótipo de um pneu que promete contribuir com o futuro da mobilidade e ajudar a despoluição do ar. O protótipo Oxygene tem estrutura com musgos vivos que crescem dentro das paredes laterais do pneu. Esta estrutura aberta, “aliada a um desenho inteligente da banda de rolamento”, absorve e faz circular a umidade da água na superfície da estrada, permitindo que ocorra a fotossíntese e, assim, gerando a liberação de oxigênio para o ar.

 

De acordo com a nota da empresa o Oxygene absorve umidade da estrada por meio da sua banda de rolamento e inala o CO² do ar para alimentar o musgo, liberando oxigênio pela fotossíntese: “Numa região idêntica em tamanho à Grande Paris, com cerca de 2,5 milhões de veículos, isto significaria gerar praticamente 3 toneladas de oxigênio e absorver mais de 4 mil toneladas de dióxido de carbono por ano”.

 

O modelo apresenta, ainda, “uma construção não pneumática impressa em 3D com pó de borracha proveniente de pneus reciclados. A estrutura leve e amortecedora proporciona solução duradoura e imune aos furos, concebida para prolongar a vida útil do pneu e minimizar as necessidade de reparos”.

 

Ainda segundo a nota da Goodyear o novo pneu recolhe a energia gerada durante a fotossíntese para alimentar os seus próprios componentes eletrônicos, incluindo os sensores de bordo, uma unidade de processamento de inteligência artificial e uma faixa de luz personalizável no flanco do pneu, que muda de cor, alertando os motoristas quando realizam uma mudança de faixa ou frenagem:

 

“O Oxygene utiliza um sistema de comunicações de luz visível, o LiFi, para uma conectividade móvel de alta capacidade à velocidade da luz. O LiFi permite ao pneu ligar-se à internet, garantido a partilha de dados dos veículos e do veículo com a infraestrutura fundamental para os sistemas de gestão de mobilidade inteligente”.

 

Foto: Divulgação.