AutoData - Mercado de pneus avança 2,3% no semestre
Balanço
07/08/2018

Mercado de pneus avança 2,3% no semestre

Imagem ilustrativa da notícia: Mercado de pneus avança 2,3% no semestre
Foto Jornalista Redação AutoData

Redação AutoData

São Paulo – As vendas de pneus ao mercado brasileiro cresceram 2,3% no primeiro semestre do ano comparadas com as de mesmo período no ano passado, segundo dados divulgados pela Anip, Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos. Foram comercializados 28,9 milhões de unidades de janeiro a junho. Quem puxou o crescimento foram as vendas OEM: as empresas fabricantes de veículos consumiram 7,6 milhões de pneus, volume 28,3% superior ao do primeiro semestre de 2017.

 

As vendas para o segmento de veículos de cargas cresceram 80% no período, para 678 mil unidades, e o de veículos de passeio avançou 24,7%, somando 4,9 milhões de pneus.

 

O segmento de reposição, indicou a Anip, recuou 4,6% no período, principalmente por causa do desempenho do segmento de pneus para comerciais leves, com queda de 14,2%, e de pneus para carros de passeio, com vendas 8,5% inferiores. O segmento de veículos de carga registrou estabilidade.

 

Para o presidente executivo da Anip, Klaus Curt Müller, o resultado poderia ter sido melhor: “Tínhamos registrado um forte aumento nas vendas nos primeiros meses deste ano”, afirmou, em nota. “Mas sentimos o impacto da paralisação em maio e da Copa do Mundo, que afetaram o funcionamento das linhas de produção e as vendas no varejo”.

 

Foto: Divulgação.