Brasil é o quinto maior mercado da Renault

Imagem ilustrativa da notícia: Brasil é o quinto maior mercado da Renault

São Paulo – O mercado brasileiro encerrou 2018 como o quinto maior em volume de vendas do Grupo Renault, de acordo com balanço divulgado pela companhia na sexta-feira, 18. O crescimento de 28,5% nas vendas no ano passado, para quase 215 mil veículos, ajudaram o Brasil a subir dois degraus com relação a 2017, desbancando Turquia, Espanha e Itália – mas foi superado pela China, com quem a companhia firmou uma joint-venture com Jinbei e Huasong.

Segundo Olivier Murguet, integrante do Comitê Executivo, diretor comercial e de regiões do Grupo, “a progressão de vendas na Rússia, no Brasil e na África permitiu compensar a quase totalidade dos ventos contrários, tanto econômicos quanto geopolíticos, fora da Europa”.

Em âmbito global as vendas do Grupo Renault cresceram 3,2%, um avanço de 1,2% sobre o ano anterior, em um mercado mundial em estabilidade, com leve retração de 0,3%. Foram 3 milhões 884 mil unidades comercializadas, das quais 2,5 milhões Renault, 700,8 mil Dacia, 398,2 mil Lada, 85 mil Renault Samsung e 165,6 mil Jinbei e Huasong.

Para 2019 a empresa espera nova estabilidade do mercado mundial, com avanço de 3% na Rússia – segundo mercado mais relevante do Grupo – e de 10% no Brasil. Para as suas vendas, o objetivo é ligeiro crescimento, com aceleração no segundo semestre puxada por lançamentos fora da Europa e o Novo Clio, carro-chefe do Grupo no continente europeu.

Foto: Divulgação.