AutoData - Empresas formam parceria para inovação no alumínio
Tecnologia
02/10/2019

Empresas formam parceria para inovação no alumínio

Imagem ilustrativa da notícia: Empresas formam parceria para inovação no alumínio
Foto Jornalista Redação AutoData

Redação AutoData

São Paulo – Catorze empresas, fabricantes e consumidoras de alumínio, assinaram na terça-feira, 1º, parceria para pesquisa, desenvolvimento e inovação com o IPT, Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo, com o objetivo de buscar soluções para a aplicação do alumínio na indústria automotiva.

 

Liderada pela Abal, Associação Brasileira do Alumínio, a iniciativa conta com apoio da Embrapii, Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial, que designou o IPT para executar o projeto. A meta é desenvolver, em até dezoito meses, sistema para estudo comparativo de desempenho de juntas de ligas de alumínio em estruturas de veículos e implementos, incluindo simulação computacional para análise de propriedades.

 

Compõem o projeto Aehtra, CBA, Esab, FCA, Hydro Extrusion, Iochpe Maxion, Metalsa, Novelis, Prolind, Randon e ReciclaBR. Arconic, FSW Brasil e Lord são apoiadoras.

 

Segundo João Irineu Medeiros, diretor de segurança veicular e conformidade regulatória da FCA para a América Latina, o alumínio possui importantes diferenciais, como baixo peso e resistência:

 

“A participação da FCA é estratégica para o mapeamento de oportunidades de aplicação das juntas de alumínio na carroceria, juntamente com o nosso parque de fornecedores, principalmente levando-se em consideração os desafios apresentados pelo Programa Rota 2030 nas áreas de eficiência energética e de segurança veicular”.

 

Milton Rego, presidente da Abal, lembrou o consumo de alumínio pelo setor automotivo e de transportes: “É o que mais consome alumínio no mundo. O material é estratégico para termos soluções e veículos mais eficientes”.

 

Foto: Divulgação.