São Paulo — Foram vendidos 10 mil automóveis e comerciais leves em fevereiro no Peru, queda de 21,6% na comparação com igual mês de 2020, que ainda não tinha sido afetado pela pandemia da covid-19. Com relação a janeiro o recuo foi de 20,4%, de acordo com dados divulgados pela AAP, Associação Automotiva do Peru, que contabiliza retração de 17% no acumulado do ano.
O resultado foi liderado pela Toyota, com 3,5 mil vendas e 15,7% de participação de mercado, seguida pela Hyundai, que vendeu 2,5 mil unidades e consquistou 11,1% de market share. Em terceiro lugar ficou a Kia, com 2,1 mil unidades comercializadas e 9,5% de participação.
No segmento pesado houve crescimento de 10,1% nas vendas em fevereiro, com 1,2 mil veículos. Ante janeiro o volume vendido foi 9,6% menor. No acumulado o incremento foi de 4,8% com relação ao primeiro bimestre de 2020.
A Isuzu foi a marca mais vendida, com 13,1% do mercado e 346 unidades. Em segundo lugar ficou a Volvo, que conquistou 10,6% do mercado com seus 279 veículos vendidos e, na terceira posição, apareceu a Hino, que vendeu 259 unidades, com 9,8% de participação.
As vendas de motocicletas e triciclos cresceram 26,3% em fevereiro com relação ao mesmo período do ano passado, somando 28,4 mil unidades. No bimestre a alta foi de 28,9%.
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