São Paulo — As vendas de automóveis e comerciais leves no Peru recuaram 11% em abril, na comparação com o resultado de março, somando 11,7 mil unidades. Ante igual período do ano passado não há base comparativa, porque o setor automotivo peruano parou por causa da pandemia da covid-19 e não registrou nenhuma venda.
O segmento pesado também registrou queda em abril ante março, melhor mês do ano para caminhões e ônibus, com recuo de 29,4% e 1,2 mil vendas. Com relação ao mesmo mês de 2020 a situação é igual à dos automóveis.
Mesmo com retração em abril os dois segmentos cresceram no quadrimestre, com o leve somando 47,4 mil vendas, volume 38,4% maior do que em igual período do ano passado. A Toyota liderou com folga o ranking de vendas, com 16,6% de market share, seguida pela Hyundai, com 10,4%, e pela Kia, que aparece na terceira posição com 9,1% do mercado.
As vendas de caminhões e ônibus registraram crescimento de 80,7% na mesma base comparativa, com 5,6 mil entregas. A Isuzu atendeu a maior demanda dos consumidores peruanos e conquistou 13,3% de participação de mercado, a Hino ficou em segundo lugar com 10,5% e a Hyundai, com 9,6%, ocupou a terceira posição.
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