São Paulo – Robôs foram parceiros importantes da equipe de engenharia da Volkswagen durante o desenvolvimento do Taos, mais recente SUV lançado na América do Sul. Colocados ao lado dos engenheiros no banco do condutor auxiliaram especialmente nos testes dos equipamentos de segurança, garantindo resultados mais precisos às provas dos sistemas.
“Os robôs não chegam para substituir o homem no desenvolvimento dos sistemas de segurança e comodidade, mas para complementar todo o processo, agregando ainda mais competência. Capazes de realizar testes repetidamente e com elevado nível de precisão, os robôs conseguem extrair as informações mais exatas possíveis”, contou Antonio Carnielli Júnior, diretor adjunto de engenharia de carroceria, acabamento, segurança veicular e pré-desenvolvimento da Volkswagen. “Com essas informações nossa equipe de engenheiros consegue calibrar o radar e criar os algoritmos para cada uma das funções.”
Essas máquinas, de última geração, já haviam trabalhado em parceria com a equipe de desenvolvimento no Nivus, especialmente no ACC e no AEB. Agora, com o Taos, auxiliaram com o stop&go e o sistema de detecção de pedestres que foram agregados às tecnologias.
Segundo a Volkswagen foram colocados robôs no volante e nos pedais dos carros, que trabalharam em parceria com computadores, atuadores, baterias e GPS colocados nos bancos do passageiro e no traseiro e no porta-malas. Sua missão era fazer a leitura e armazenamento do procedimento para que, posteriormente, os engenheiros fizessem análise desses dados em busca da calibração ideal.
Nunca atuaram sozinhos, porém: em todos os testes havia um humano da equipe de engenharia ao lado, garante a Volkswagen.
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