São Paulo — O mercado de veículos leves no Peru registrou, em agosto, o seu melhor resultado do ano, com a comercialização de 13,5 mil unidades, crescimento de 25% na comparação com igual mês do ano passado, segundo dados divulgados pela AAP, Associação Automotiva do Peru. Ante julho o aumento foi de 25,3%.
No acumulado do ano as vendas somaram 96,5 mil unidades, alta de 61,3% com relação a idêntico período de 2020.
Nesse período houve uma mudança na preferência dos consumidores peruanos, que compraram 37,8 mil SUVs, segmento que superou o de automóveis e representou a maior demanda no ano, cenário que em igual período do ano passado era invertido.
A Toyota lidera com folga o segmento de leves no Peru com 18,8% de participação de mercado. Em segundo lugar aparece a Hyundai com 10,3% e, na terceira posição, a Kia com 8,1%.
No segmento pesado as vendas de agosto somaram 1,4 mil unidades, recuo de 12,6% na comparação com igual mês do ano passado e crescimento de 19,5% com relação a julho. No ano foram comercializados 11 mil veículos pesados, volume 66,5% maior do que o registrado em 2020.
A Isuzu lidera o segmento pesado com fatia de 12,2% do mercado, seguida pela Hino, com 10,3%. Em terceiro lugar aparece a Volvo com 9,6%.
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