São Paulo – A Michelin apresentou a nova geração dos pneus X Multi, em três versões: o X Multi Energy Z, X Multi Energy D e X Multi Z2, todos desenvolvidos no Brasil, para atender a demandas de OEM e de reposição. A linha é produzida na fábrica instalada no bairro de Campo Grande, no Rio de Janeiro, RJ.
Segundo Vinícius Sperandio, gerente de produto da Michelin, a nova geração foi desenvolvida com foco na redução de custos para o cliente final, o transportador. Na comparação com o modelo anterior o X Multi Energy Z2 reduziu em 13% a resistência ao rolamento, tem taxa de desgaste por quilômetro rodado 24% menor e mostra alta de 14% na capacidade de rodagem.
Já os modelos X Multi Energy Z e D são 3,4 quilos mais leves do que seus antecessores, o que reduziu em 4% o uso de matéria-prima. Também houve avanço de 14% na taxa de desgaste por quilômetro rodado e de 16% na resistência ao rolamento.
Todos os testes realizados pela Michelin foram auditados pela Dekra, assim como a redução de consumo de combustível oferecida pelos novos pneus, que é de 4,7% na comparação com os anteriores. Caso o uso da linha X Multi Energy seja combinado com o Michelin Connected Fleet, sistema de gestão e telemetria para caminhões, o consumo pode ser reduzido em até 9,2%.