São Paulo – As vendas de pneus somaram 27,6 milhões de unidades no primeiro semestre, queda de 3,4% na comparação com igual período do ano passado. A retração foi puxada pela menor venda de pneus para reposição, que somou 21,7 milhões de unidades, volume 4,7% menor do que o registrado em 2022. As entregas OEM somaram 6,8 milhões, expansão de 0,8% na mesma base comparativa.
Os dados foram divulgados pela Anip, entidade que representa o setor nacional de pneus, que também avaliou a queda por segmento, com os pneus de carga apresentando queda de 15% com relação ao primeiro semestre de 2022, somando 3,3 milhões de vendas. As vendas de pneus para comerciais leves caíram 4,1% na comparação com o primeiro semestre de 2022, com 4,3 milhões.
O segmento de pneus para veículos de passeio também retraiu 4,1% no primeiro semestre, registrando 14,8 milhões de vendas.
O presidente executivo Klaus Curt Müller disse que “os números do primeiro semestre mostram que o setor ainda enfrenta um cenário de recuperação difícil, principalmente para o segmento de pneus de carga. A economia instável, a alta taxa de juros e a queda do dólar interferem diretamente nos resultados do setor. Aguardamos, com cautela, uma recuperação no segundo semestre”.
Na contramão dos demais segmentos os pneus para motocicletas registraram alta de 12,3% sobre o primeiro semestre de 2022, com 5 milhões de unidades.