São Paulo – Ao longo do primeiro trimestre foram comercializados 12,2 milhões de unidades de pneus, volume 12,6% inferior ao registrado no mesmo período do ano passado, quase 14 milhões. De acordo com a Anip o maior recuo se deu nas vendas para as montadoras, de 16,3%, ao passar de 3,4 milhões para 2,8 milhões. No mesmo período o mercado de reposição encolheu 11,4%, de 10,6 milhões para 9,4 milhões.
Os dados da Anip mostram que a demanda de pneus para veículos de passeio, de janeiro a março, diminuíram 13,2%, somando 6,3 milhões de unidades, sendo que o aftermarket apresentou a maior queda, de 16%, para 4,5 milhões. A comercialização para as fabricantes recuou 5,4%, para 1,8 milhão.
O setor de veículos de carga apresentou leve crescimento de 0,8%, ao registrar a venda de 1,6 milhão de pneus. Único a ficar no azul no trimestre teve desempenho puxado pelos pedidos das montadoras, que avançaram 11,3%, totalizando 446 mil unidades, o que reflete a maior produção de pesados nesse período. O mercado de reposição de pneus para veículos de carga diminuiu 2,5%, para 1,2 milhão de pneus.
A Anip ressaltou a gravidade da situação das suas associadas que lidam com forte concorrência de produtos importados ao comparar os resultados também com o primeiro trimestre de 2022. As vendas de pneus de carga estão 15,1% aquém neste comparativo, e as dos pneus de passeio 12,3% abaixo. No total a comercialização está 12% inferior a dois anos atrás.